Sequências didáticas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras do PNAIC-2013 Claudete; Isaura; Maria Giovana; Roseli; Zoleide.

PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA




ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: Claudete Terezinha de Barros
Isaura Gorete De Carli
Maria Giovana Rodrigues Kuhn
Roseli Velozo Gomes
Zoleide Gianchini da Rosa

Terra Nova do Norte – MT
2013
Sequencia Didática: O caso da lagarta que tomou chá de Sumiço

Eixo
ü  Leitura
ü  Oralidade
ü  Produções escrita
ü  Direitos gerais da aprendizagem de história e ciência
Competências
·         Ampliar conhecimento sobre os insetos;
·         Ampliar a competência comunicativa do aluno;
·         Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipos de tipologias textuais;
·         Demostrar capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;

Capacidades

·         Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
·         Ler e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);
·         Emitir opiniões e fazer comentários  pessoais,
·         Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação da palavra;
·         Reescrever textos lidos ouvidos identificando os diferentes tipos de letras;
·         Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·         Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
·         Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
·         Reconhecer que a escrita se dá da esquerda para a direita e de cima pra baixo;
·         Identificar na vida cotidiana, as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·         Distinguir as pratica sociais, politicas e econômicas e culturais especificas dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade;
·         Classificar os animais de acordo com a sua espécie;
·         Observar as etapas da metamorfose;
·         Direção e alinhamento da escrita na página;
·         Segmentação das palavras no texto;
·         Diferenciação das formas, sons e nomes das letras do alfabeto;

CONTEÚDOS

·         Práticas de leitura e escrita;
·         Apropriação do sistema de escrita;
·         Características das aves e comparação com outros animais;
·         Metamorfose;
·         Classificação dos animais invertebrados e vertebrados;
Recursos utilizados: quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, lápis grafite e de cor, tesoura, tinta guache, folha sulfite, impressora, pincel, cola, revistas, livros para recorte, massa de modelar, caixa de ovos vazias e LIED.

Pontos de contato: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.
Tempo de duração: 5 aulas
1º dia
Atividade 1
Rotina do dia
Acolhida: “musica a borboletinha”
Cabeçalho
Correção do para casa
Chamada
Roda de conversa:
Atividade 2
Explorar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto a ser trabalhado.
Explorar a capa do livro, autor, etc.
Leitura da história realizada pelo professor com o uso do data show.
Obs. Dar pausa no meio da história e fazer questionamentos.
ü  O que aconteceu com a lagarta?
ü  Será que irão encontra-la?
ü  Quem deu chá de sumiço na lagarta?
ü  Onde ela deve estar?
ü  Há quantos animais na história?
ü  O que é uma floresta?
 Atividade 3
Após a leitura os alunos irão recontar a história

Atividade 4
Ilustrar a historia e rescrever .

Para casa
Observar ao redor de sua casa se encontra alguma lagarta.
Trazer caixas de ovos vazias

2º dia
Rotina do dia
Acolhida:
Cabeçalho
Correção do para casa
Chamada
Roda de conversa para correção do para casa
Vídeo teatro das sombras: O caso da lagarta que tomou chá de Sumiço

Atividade 1 – Professor escriba
Escreva o nome dos animais que aparecem na história: (no quadro)
Complete o que se pede.




Atividade 2
Complete o que se pede.


Atividade 3
Separe as palavras em silabas:
TUCANO
TATU
PREGUIÇA
MOSCA
JOANINHA
GALINHA
CORUJA
CENTOPEIA
CAMALEÃO
BORBOLETA
ARANHA
ABELHA
Atividade 4
Colocar os animais em ordem alfabética:
ABELHA
ARANHA
BORBOLETA
CAMALEÃO
CENTOPEIA
CORUJA
GALINHA
JOANINHA
MOSCA
PREGUIÇA
TATU
TUCANO

Escrever o nome dos animais com letra móvel
Atividade impressa:
Relembrando a história que acabamos de escutar:


Leitura informativa sobre o autor:
Perguntas orais

Para casa:
Pergunte as seus pais se a quantidade de borboletas que existem hoje é a mesma de antigamente?

3º dia
Rotina do dia
Acolhida:
Cabeçalho
Correção do para casa
Chamada

Atividade 1
Vídeo: a metamorfose da borboleta (cocoricó)

Atividade 2
Sequência lógica

Atividade 3

Atividade 4
Revisão das silabas estudadas:
Atividade 5

Para casa: relacione


4ª dia
Rotina do dia
Acolhida: ( Poesia: As borboletas)
Cabeçalho
Correção do para casa
Chamada

Atividade 1
Resolução de problemas:
Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
Adivinhas:
a)      Vivo bem ao mundo, pois devagar vou longe, meu nome inicia com a letra P e termina com a letra A? Preguiça
b)      Quem tem pernas para dar e vender começa com a letra C e termina com a letra A? Centopeia

Para casa: trazer a figura de um animal da história que você gostaria de ser.
5º dia
Rotina do dia
Acolhida: ( vídeo dona aranha)
Cabeçalho
Correção do para casa
Chamada
Atividade 1
Vídeo: Vida de Insetos
-Discussão oral sobre o filme e seus personagens.
Atividade 2
Confecção da lagarta com a cartela dos ovos.
E borboleta de papel



Nenhum comentário: