PACTO NACIONAL
PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA MUNICIPAL
CHAPEUZINHO VERMELHO
PROFESSORAS
ALFABETIZADORAS: Claudete Terezinha de Barros
Isaura
Gorete De Carli
Maria
Giovana Rodrigues Kuhn
Roseli
Velozo Gomes
Zoleide
Gianchini da Rosa
Terra Nova do
Norte – MT
2013
Sequencia
Didática: O caso da lagarta que tomou
chá de Sumiço
Eixo
ü Leitura
ü Oralidade
ü Produções
escrita
ü Direitos gerais
da aprendizagem de história e ciência
Competências
·
Ampliar
conhecimento sobre os insetos;
·
Ampliar
a competência comunicativa do aluno;
·
Utilizar
diferentes linguagens e diferentes tipos de tipologias textuais;
·
Demostrar
capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
Capacidades
·
Interpretar
textos orais a partir de histórias ouvidas;
·
Ler
e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);
·
Emitir
opiniões e fazer comentários pessoais,
·
Conhecer
o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na formação
da palavra;
·
Reescrever
textos lidos ouvidos identificando os diferentes tipos de letras;
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
·
Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais
entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
·
Compreender
o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
·
Reconhecer
que a escrita se dá da esquerda para a direita e de cima pra baixo;
·
Identificar
na vida cotidiana, as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·
Distinguir
as pratica sociais, politicas e econômicas e culturais especificas dos seus
grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade;
·
Classificar
os animais de acordo com a sua espécie;
·
Observar
as etapas da metamorfose;
·
Direção
e alinhamento da escrita na página;
·
Segmentação
das palavras no texto;
·
Diferenciação
das formas, sons e nomes das letras do alfabeto;
CONTEÚDOS
·
Práticas
de leitura e escrita;
·
Apropriação
do sistema de escrita;
·
Características
das aves e comparação com outros animais;
·
Metamorfose;
·
Classificação
dos animais invertebrados e vertebrados;
Recursos
utilizados: quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, lápis
grafite e de cor, tesoura, tinta guache, folha sulfite, impressora, pincel,
cola, revistas, livros para recorte, massa de modelar, caixa de ovos vazias e
LIED.
Pontos
de contato: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.
Tempo de duração: 5 aulas
1º dia
Atividade 1
Rotina do dia
Acolhida:
“musica a borboletinha”
Cabeçalho
Correção do para
casa
Chamada
Roda de
conversa:
Atividade 2
Explorar o
conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto a ser trabalhado.
Explorar a capa
do livro, autor, etc.
Leitura da
história realizada pelo professor com o uso do data show.
Obs. Dar pausa
no meio da história e fazer questionamentos.
ü O que aconteceu
com a lagarta?
ü Será que irão
encontra-la?
ü Quem deu chá de
sumiço na lagarta?
ü Onde ela deve
estar?
ü Há quantos
animais na história?
ü O que é uma
floresta?
Atividade
3
Após a leitura
os alunos irão recontar a história
Atividade 4
Ilustrar a
historia e rescrever .
Para casa
Observar ao
redor de sua casa se encontra alguma lagarta.
Trazer caixas de
ovos vazias
2º dia
Rotina do dia
Acolhida:
Cabeçalho
Correção do para
casa
Chamada
Roda de conversa
para correção do para casa
Vídeo teatro das
sombras: O caso da lagarta que tomou chá de Sumiço
Atividade 1 – Professor escriba
Escreva o nome
dos animais que aparecem na história: (no quadro)
Complete o que
se pede.
Atividade 2
Complete o que
se pede.
Atividade 3
Separe as
palavras em silabas:
TUCANO
TATU
PREGUIÇA
MOSCA
JOANINHA
GALINHA
CORUJA
CENTOPEIA
CAMALEÃO
BORBOLETA
ARANHA
ABELHA
Atividade 4
Colocar os
animais em ordem alfabética:
ABELHA
ARANHA
BORBOLETA
CAMALEÃO
CENTOPEIA
CORUJA
GALINHA
JOANINHA
MOSCA
PREGUIÇA
TATU
TUCANO
Escrever o nome
dos animais com letra móvel
Atividade
impressa:
Relembrando a
história que acabamos de escutar:
Leitura
informativa sobre o autor:
Perguntas orais
Para casa:
Pergunte as seus
pais se a quantidade de borboletas que existem hoje é a mesma de antigamente?
3º dia
Rotina do dia
Acolhida:
Cabeçalho
Correção do para
casa
Chamada
Atividade 1
Vídeo: a
metamorfose da borboleta (cocoricó)
Atividade 2
Sequência lógica
Atividade 3
Atividade 4
Revisão das
silabas estudadas:
Atividade 5
Para casa: relacione
4ª dia
Rotina do dia
Acolhida: (
Poesia: As borboletas)
Cabeçalho
Correção do para
casa
Chamada
Atividade 1
Resolução de
problemas:
Se uma aranha
tem 8 pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
Adivinhas:
a)
Vivo
bem ao mundo, pois devagar vou longe, meu nome inicia com a letra P e termina
com a letra A? Preguiça
b)
Quem
tem pernas para dar e vender começa com a letra C e termina com a letra A?
Centopeia
Para
casa: trazer a figura de um animal da história que você gostaria de ser.
5º dia
Rotina do dia
Acolhida: (
vídeo dona aranha)
Cabeçalho
Correção do para
casa
Chamada
Atividade 1
Vídeo: Vida de
Insetos
-Discussão oral
sobre o filme e seus personagens.
Atividade 2
Confecção da
lagarta com a cartela dos ovos.
E borboleta de
papel
Nenhum comentário:
Postar um comentário