Sequências didáticas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras PNAIC-2013 Isaura e Marisani

PNAIC-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA







ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO





Coordenadora Pedagógica: Elizete Carvalho Maciel



                                                                  Professoras alfabetizadoras: Isaura Gorete De Carli - 1ª Fase /1º Ciclo B
                                                                    Marisane da Silva - 1ª Fase /1º Ciclo A
                                                                                   
                                                Terra Nova do Norte – MT

Sequência Didática – Alfabetização e Letramento
OBJETIVOS - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
ü  Conhecer e apreciar um texto que faz parte do repertório popular de nos­sa cultura, uma cantiga para ninar.
ü  Ler antes de saber ler convencionalmente.
ü  Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
ü  Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas.
Gênero – Cantigas de ninar
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Artes, História.
Eixo - Oralidade
a) Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
b) Valorizar os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.
Eixo – Leitura
a) Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor.
b) Realizar inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c) Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
Eixo – Escrita
a)      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
b)      Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c)      Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d)      Dominar as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras e frases simples;
Eixo Produção de texto
a)      Produzir textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.
Conteúdos
v  Práticas de leitura e escrita;
v  Cantigas de ninar;
v  Apropriação do sistema de escrita;
v  Intertextualidade;
v  Ilustração;
Recursos utilizados: folha sulfite, papel bobina, lápis de cores, cola tesoura, CD, DVDs, data show, computador Tux Paint, rádio, pincel atômico,  fita adesiva, etc.
1º Momento
Rotina do dia
Acolhida: “Cantiga: Nana nenê”
Cabeçalho
Nome completo
Correção do para casa
Roda de conversa:
v Questionamento pela professora para verificar os conhecimentos prévios
dos alunos em relação ao gênero trabalhado cantigas de ninar.
v  Exposição do cartaz com a cantiga: Nana Nenê.
Cantigas Populares
Nana nenê
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado.
v  Fazer o cartaz com letra bastão caixa alta.
v  Leitura oral com os alunos;
v  Destacar as palavras – chaves Nenê e Cuca no cartaz.
v  Escrever no quadro com ajuda dos alunos:
Exemplo: Letras:  C- N
Na – NE –Ni –No – NU
Nenê – na – ne – ni – no – nu – não
-Ditado diagnóstico:
nabo – Neiva-  nervo- noiva- novela
Nuvem-  nariz- Nico- nuca- notícia.    
    
-Separar as palavras por letras e sílabas:

Palavras
Núnero de letras
Número de sílabas
casa


cachorro


coelho


cuscuz


cacau



v  Cantar com as crianças: a cantiga do cartaz e outras: Boi da cara preta.
v  Ilustrar a Cuca como o aluno imaginar em folha sulfite e guardar na pasta.
Para casa
Pesquisar com os pais quais as cantigas de ninar que cantavam para eles.
2º Momento:
Rotina do dia:
Acolhida: “ Boi da cara preta”
Cabeçalho
Nome completo
Correção do para casa
Conversa oral:

v  Retomar o cartaz e a leitura oral.
v  Socialização da tarefa de casa.
v  Escrever os títulos das cantigas pesquisadas no quadro e sugerir que as crianças copiem.
Atividade impressa sobre cantigas de ninar.
Assistir vídeos da Cuca (Yotube) em data show .
Produção final:
-Ao final dessa sequência de atividades os alunos tendo o professor como escriba irão produzir uma nova cantiga de ninar (paródia) e copiar no caderno.
Observação= A sequencia é flexível para acrescentar outras atividades ou modificar as que não são possíveis, sem desviar o foco no gênero principal.
ANEXOS:
“Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Do berrô, que o gato deu
Miaaau!"

"Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si”.

“Boi, Boi, Boi,
Boi da cara preta,
Pega essa menina,
Que tem medo de careta,
Não, não, não
Não coitadinha,
Ela ta chorando,
Porque é pequenininha”.


Cantigas de ninar
“Atirei o pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Do berrô, que o gato deu
Miaaau!"

"Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si”.




Nenhum comentário: