PNAIC-PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA MUNICIPAL
CHAPEUZINHO VERMELHO
Coordenadora Pedagógica:
Elizete Carvalho Maciel
Professoras alfabetizadoras: Isaura Gorete De Carli - 1ª Fase /1º Ciclo
B
Marisane da Silva - 1ª Fase /1º Ciclo A
Terra Nova do Norte
– MT
Sequência Didática – Alfabetização e Letramento
OBJETIVOS - O que
os alunos podem aprender nesta atividade?
ü Conhecer e apreciar um texto que faz parte do repertório popular de nossa
cultura, uma cantiga para ninar.
ü Ler antes de saber ler convencionalmente.
ü Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
ü Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta
com as palavras escritas.
Gênero –
Cantigas de ninar
Componentes
curriculares: Língua Portuguesa, Artes, História.
Eixo - Oralidade
a) Participar
de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
b) Valorizar
os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.
Eixo –
Leitura
a) Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor.
b) Realizar
inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c) Estabelecer
relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
Eixo –
Escrita
a)
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
b)
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c)
Perceber
que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d)
Dominar
as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras
e frases simples;
Eixo
Produção de texto
a)
Produzir
textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.
Conteúdos
v Práticas de leitura e escrita;
v Cantigas de ninar;
v Apropriação do sistema de escrita;
v Intertextualidade;
v Ilustração;
Recursos
utilizados: folha sulfite, papel bobina, lápis de cores, cola tesoura, CD,
DVDs, data show, computador Tux Paint, rádio, pincel atômico, fita adesiva, etc.
1º Momento
Rotina do dia
Acolhida: “Cantiga: Nana
nenê”
Cabeçalho
Nome completo
Correção do para casa
Roda de conversa:
v Questionamento pela professora para
verificar os conhecimentos prévios
dos alunos em relação ao gênero trabalhado
cantigas de ninar.
v Exposição do cartaz com a
cantiga: Nana Nenê.
Cantigas Populares
Nana nenê
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado.
v Fazer o cartaz com letra
bastão caixa alta.
v Leitura oral com os
alunos;
v Destacar as palavras –
chaves Nenê e Cuca no cartaz.
v Escrever no quadro com
ajuda dos alunos:
Exemplo: Letras: C- N
Na – NE –Ni –No – NU
Nenê – na – ne – ni – no
– nu – não
-Ditado diagnóstico:
nabo – Neiva- nervo- noiva- novela
Nuvem- nariz- Nico- nuca- notícia.
-Separar as palavras por letras e sílabas:
Palavras
|
Núnero de letras
|
Número de sílabas
|
casa
|
|
|
cachorro
|
|
|
coelho
|
|
|
cuscuz
|
|
|
cacau
|
|
|
v Cantar com as crianças: a cantiga do
cartaz e outras: Boi da
cara preta.
v Ilustrar a Cuca
como o aluno imaginar em folha sulfite e guardar na pasta.
Para
casa
Pesquisar
com os pais quais as cantigas de ninar que cantavam para eles.
2º Momento:
Rotina do dia:
Acolhida: “ Boi da cara preta”
Cabeçalho
Nome completo
Correção do para casa
Conversa oral:
v Retomar o cartaz e a leitura oral.
v Socialização da tarefa de casa.
v Escrever os títulos das cantigas
pesquisadas no quadro e sugerir que as crianças copiem.
Atividade impressa
sobre cantigas de ninar.
Assistir
vídeos da Cuca (Yotube) em data show .
Produção
final:
-Ao
final dessa sequência de atividades os alunos tendo o professor como escriba
irão produzir uma nova cantiga de ninar (paródia) e copiar no caderno.
Observação=
A sequencia é flexível para acrescentar outras atividades ou modificar as que
não são possíveis, sem desviar o foco no gênero principal.
ANEXOS:
“Atirei o
pau no gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Do berrô, que o gato deu
Miaaau!"
"Eu sou pobre,
pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre,
pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si”.
“Boi, Boi, Boi,
Boi da cara preta,
Pega essa menina,
Que tem medo de careta,
Não, não, não
Não coitadinha,
Ela ta chorando,
Porque é pequenininha”.
Cantigas de ninar
“Atirei o pau no
gato-to-to
Mas o gato-to-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca-ca
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Do berrô, que o gato deu
Miaaau!"
"Eu sou pobre,
pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre,
pobre,
De marré de si.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré de si”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário