SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
TERRA NOVA DO NORTE - MT
PROJETO
NTM
NÚCLEO
TECNOLÓGICO MUNICIPAL
ABRIL DE 2008
Introdução
A Educação Pública de
Terra Nova do Norte passou por processos diversos, desde meados da década de 90
até hoje. Isso culminou com um histórico bastante complexo construído de forma
compartilhada e com foco na aprendizagem significativa do educando. Historicamente,
várias ações foram se constituindo num permanente exercício de parcerias que
envolveram as redes públicas municipal e estadual.
Projetos e Programas como
Gestão compartilhada, Gestão Única, formação acadêmica - GerAção, NEAD (UFMT) ,
UNEMAT, Quem Sabe Faz a Hora, NTE e hoje, Educação do Campo, fazem parte de uma construção coletiva e cultura de
cooperação que vem se desenvolvendo desde a década de 1990 até hoje. Como o resultado
desse dinâmico processo é ação/ reflexão/ação a equipe de formação continuada é
necessária para mediar, articular e mobilizar os diversos níveis de projetos
existentes, que surgem a partir da realidade das escolas, e envolvem toda a
comunidade escolar: gestores, coordenadores, professores, técnicos
administrativos e de apoio, alunos e
pais.
Concomitante a isso,
centralizamos espaços de qualidade em equipamentos, como no NTE(Município,
Estado e MEC) com laboratório de informática, internet, auditório, equipamentos
de TV, DVD e demais mobiliários; o NEAD -
Núcleo de Educação Aberta e a Distância -
através de convênio realizado entre UFMT, Prefeituras municipais e
FIESUN/MT. Núcleo que já é base na oferta de Formação a Distância com Laboratório
de Informática, equipamentos de TV, DVD e de Teleconferência e demais
mobiliários.
Diante desta realidade,
tanto no que se refere à qualidade singular na estruturação dos espaços físicos
e equipamentos, bem como na equipe de formação, faz-se necessário reorganizar
um espaço de formação contínua para que possamos aliar as políticas de formação
do Mec (ProInfo), da Seduc (Cefapro) com os interesses e necessidades dos
profissionais das escola públicas de Terra Nova do Norte.
A proposta se fundamenta
na formação de uma equipe de profissionais embasados na construção de um espaço
dinâmico, processual, destinado ao estabelecimento de uma Rede de acesso aos
Conhecimentos necessários, uma formação contínua para os profissionais da
Educação da rede pública bem como um ponto de acesso à comunidade escolar
(pais, alunos) especialmente para suprir a necessidade de ampliação de saberes
necessários ao desenvolvimento dos projetos gerados a partir da realidade das
escolas.
A criação e ressignificação
de um ambiente de excelência (com Laboratório de Informática, equipamentos de
TV, DVD e de Teleconferência e demais mobiliários) servirão de base para o
estabelecimento de relações de intercomunicação entre escolas, comunidades e entidades
como universidades, centros de pesquisa e institutos que estabeleçam relações
de conhecimento formal e informal e, com isso, possibilitem o acesso a
seminários, cursos, palestras e teleconferências relacionados a projetos em
andamento nas escolas e respectivas comunidades.
O trabalho de
intermediação de conhecimentos entre as diferentes entidades será feito por uma
equipe de formadores/multiplicadores/tutores, que atuarão através de orientação
via modalidade - presencial e a distância.
Além disso, fruto de um
trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Educação, do Estado - SEDUC e
Ministério de Educação, a rede de escolas públicas do município de Terra Nova
do Norte está estruturada com equipamentos tecnológicos e internet que
possibilitam o gerenciamento da gestão administrativa e pedagógica das mesmas.
Possuem equipamentos, computadores com internet, TV, DVD, Data show para
planejamento das ações, estudos e pesquisa para os professores.
Também
temos, as escolas públicas em nosso município, com Laboratório de Informática implantado
em parceria com o ProInfo/MEC e SEDUC (E.E.12 de Abril, E.E. Lucas A.Toniazzo,
E. E.Chapeuzinho Vermelho, E.E. Norberto Schwantes, E.M. Minuano. E M. Xanxerê,
E.M. Norberto Schwantes, E.M. Charrua, E.M. Ribeirão Bonito, E.M. Vista Alegre,
E.M. Chapeuzinho Vermelho, E.M. São Sebastião do Morro, E.M. Miraguaí e E.M. São Pedro), a maioria com acesso à internet. A Escola Municipal de Educação Infantil
Monteiro Lobato tem laboratório implantado com recursos próprios da prefeitura
municipal.
Outra característica
específica já citada acima, que demanda formação se refere à estruturação da
maioria das escolas do interior com a proposta de Educação do Campo, centrado
na Pedagogia da Alternância, experiência piloto de Educação do Campo pela
Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, em parceria com cooperativas,
movimentos sociais, Governo do Estado e UNEMAT que requer formação continuada
específica, bem como um conjunto de equipamentos e espaços auxiliares na
produção e socialização de conhecimentos capazes de garantir a
ação/reflexão/ação e desenvolver ações e saberes focados na formação contínua
de educadores do campo.
Esta realidade nos desafia a organizar e gerir
uma demanda de formação para os professores de sala de aula e de laboratório,
para direção e coordenação, para os técnicos administrativos educacionais, de
apoio administrativo educacional no sentido de viabilizar a melhoria e
qualidade de ensino para os educandos das escolas públicas do município.
O ambiente
físico que estaremos utilizando é no NTE (vinculado a Seduc) situado a Travessa
São Paulo, 216, Centro, Tel: 66 – 3534 -1455 ou 1258, e-mail: ntmtnn@yahoo.com.br , Blog:
ntmterranova.blogspot.com – Terra Nova do Norte - MT.
- Diretrizes Gerais da Proposta
-
O trabalho de
Formação Continuada será feito pela equipe de formação em parceria com as
escolas e será organizado com base nas demandas por formação destas e se
estrutura em duas modalidades: presencial e a distância, tendo como perspectiva
o envolvimento da escola, comunidade e parceiros estratégicos: SME, CEFAPRO,
ProInfo, SEDUC, Universidades e demais entidades de formação e pesquisa.
- O processo de Formação Continuada
dos profissionais deve ter como principal foco o aluno, bem como a compreensão
que o trabalho escolar deve estar voltado para o desenvolvimento educacional
pautado na garantia de processos de formação permanentes de forma que os
profissionais e alunos estejam continuamente atualizados frente aos desafios e
perspectivas do mundo moderno/contemporâneo.
- Ação/ reflexão/ação – o processo de
construção do conhecimento é dinâmico. Ao buscarmos entender a realidade
necessitamos de conhecimentos nas diversas ciências, e nessa busca são gerados
novos saberes e novas necessidades ressignificando o conhecimento num constante
ir e vir, atribuindo outros sentidos, outros saberes, possibilitando uma nova
leitura, e motivando-nos a mudar as ações em relação ao mundo em que vivemos.
- O conhecimento e uso das diversas
tecnologias e mídias disponíveis na escola estão intimamente ligados à
Construção do Conhecimento significativo das mesmas e das áreas do conhecimento
humano, bem como do estabelecimento de uma comunicação em Rede. As diversas
tecnologias presentes na escola ou na vida dos profissionais e alunos só se
constituem presentes e expressivas se estabelecerem uma aprendizagem
significativa de todos os envolvidos no processo, interação, entre as pessoas
em tempo real/ virtual.
- Objetivo Geral
-
Criar e potencializar um espaço de conhecimentos em Rede para
a formação contínua dos profissionais das escolas públicas e suas respectivas
comunidades;
- Objetivos Específicos:
- Difundir o uso do software de código
aberto, livre de restrição proprietária;
-
Ressignificar a
importância da Formação Continuada para os profissionais das escolas públicas;
- Possibilitar reflexões no sentido de
construir uma política de Formação Continuada unificando a rede estadual e a
municipal, considerando as especificidades de cada uma, e respeitando a
realidade de cada escola;
- Instituir nas escolas o princípio da
autonomia com responsabilidade em relação ao processo de Formação Continuada projetado
pela escola;
- Mobilizar os profissionais das
escolas públicas para a importância de desenvolverem projetos de aprendizagem
aliados ao uso das tecnologias disponíveis nas escolas;
- Propiciar o exercício do
conhecimento em rede em tempo real/virtual através do uso das diferentes
tecnologias: webrádio, blogs, Skype, Google docs e outros meios de interação
disponíveis na web;
- Construir um site juntamente com
todas as escolas, resultado das produções/ ações realizadas pelas mesmas para
divulgar os projetos desenvolvidos;
- Construir, juntamente com as
escolas, um mecanismo de avaliação, que possibilite reflexões constantes acerca
do processo de formação continuada e os resultados alcançados pela escola, em
decorrência disso.
-
Organizar eventos,
tais como Seminários, Mostras, feiras nas e entre as escolas para a
socialização dos saberes apreendidos com toda a comunidade escolar.
- Ações
1. Orientação às escolas sobre a
construção do Projeto de Formação Continuada “Sala de Professor”, de modo a
assegurar formação, acompanhamento e avaliação do desempenho da prática
educativa e, consequentemente, a melhoria da qualidade da aprendizagem dos
educandos, através do uso das diversas Tecnologias de Informação e Comunicação
existentes na escola;
2. Formação dos Professores em Tecnologia Educativa
através da Pedagogia de Projetos;
3. Formação dos Técnicos dos laboratórios
de Informática Educativa;
4. Formação Continuada dos profissionais
técnicos administrativos educacionais;
5. Curso - Educação Digital - Linux Educacional
- (40 h) - MEC/ SEDUC/NTM
6. Curso - Tecnologia na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TICS (110 h)- MEC/SEDUC/ NTM
7. Formação Online para os professores:
Uso das tecnologias para disseminar o Ensino a Distância;
8. Formação - O Uso das Diversas Mídias pelos
professores em seus
Projetos de Aprendizagem;
9. Formação - Alunos Monitores das
escolas que possuem Laboratório de Informática Educativa;
10. Construção do Site do NTM com a
participação de todas as escolas da rede municipal e estadual do município;
11. Visitas e acompanhamento das ações
realizadas pelos técnicos de laboratórios nas escolas que possuem o LIED.
12. Assistência e orientação técnica no uso
das diversas tecnologias existentes na escola (TV e DVD, Data Show, máquina
digital, computadores e impressora) aos técnicos de laboratório, professores,
direção, coordenação pedagógica e aos técnicos administrativos educacionais.
§
Metodologia de Trabalho
- As ações serão desenvolvidas de
forma integrada (políticas de educação do governo municipal, estadual e
federal) seguindo as diretrizes definidas pelo grupo, articuladas por um
projeto de formação que envolva toda a rede pública de educação do município, urbana
e rural. Serão desenvolvidas as
seguintes estratégias:
1-
Ações articuladas com CEFAPRO (Matupá) - Programa de Formação
continuada – “Sala do Professor” com
atendimento a todos os profissionais docentes e não docentes das escolas. O
projeto de cada escola se fundamentará nas necessidades e realidade de cada
unidade, prevalecendo a concepção de uma escola Organizada em Ciclos de
Formação Humana, nas diversas áreas do conhecimento. É uma ação contínua e
permanente de estudos e reflexões e reencaminhamentos acerca da prática
pedagógica de todos os envolvidos no processo – coordenadores, professores,
gestores e não docentes para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos
alunos.
2
- ProInfo - Programa
Nacional de Informática – criado em abril de 1997, pelo MEC, com o objetivo de
disseminar no sistema público de educação básica a Tecnologia de Informação e
Comunicação como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem. O programa
vincula o uso dos computadores na escola com a formação dos professores,
fundamentado numa política e proposta pedagógica de informática na educação. Em
concepções que valorizem o uso das diversas mídias disponíveis na escola para
aprender a aprender, estimular a busca de novas formas de pensar, de procurar e
selecionar informações, de uma constante reconstrução do saber, conforme
necessidade e interesse dos envolvidos: gestores, coordenadores, professores, técnicos
administrativos e de apoio educacionais, alunos e pais.
3
- Estação Digital de Conhecimento em Rede – um espaço destinado ao estabelecimento de uma rede de
acesso aos conhecimentos necessários, uma formação contínua para os
profissionais da educação da rede pública, bem como um ponto de acesso a
comunidade escolar (pais e alunos) especialmente para suprir a necessidade de
ampliação de saberes básicos ao desenvolvimento dos projetos gerados a partir
da realidade das escolas. O acesso s diversas tecnologias é de fundamental
importância para o desenvolvimento desta ação, que inicialmente se articulará
de forma presencial - encontros, seminários, mostras e com o uso de diversos
comunicadores, do correio eletrônico, blogs e mais tarde, com a construção do
site, uma possibilidade de interação em tempo real, de forma virtual que
ampliará os sentidos, os significados, o tempo e espaço e consequentemente uma
resignificância a aprendizagem, ao conhecimento.
Educação
do Campo - Uma
experiência de 7 escolas públicas de Terra Nova do Norte, que tem como
princípio a Pedagogia da Alternância.
Esta representa um caminhar entre a
vida e a escola, sai da experiência no encontro de saberes mais teóricos para
voltar novamente à experiência e assim sucessivamente.
A alternância – Tempo Escola (período em que o educando desenvolve atividades no
espaço escolar) e Tempo Comunidade (período
em que desenvolve atividades na comunidade ou na casa dos estudantes) devem
acontecer de forma articulada, considerando que há uma formação contínua na
descontinuidade das atividades, mas que estas mais os instrumentos fazem a
ligação e possibilitam a interação entre
os dois espaços, dão continuidade na sucessão das microrrupturas que representam a passagem de um ao outro no
plano relacional, afetivo e cognitivo, dentro de um construto de unidade,
coerência e integração.
Formador/animador
e Aluno Animador – profissionais
e educandos que têm o papel de estimular, monitorar e alimentar os projetos
desenvolvidos nas unidades escolares, bem como implementar as discussões nesta estação
digital de forma processual. Isso estabelece uma rede de conhecimentos através
do uso das diversas tecnologias/mídias, garantindo a inclusão digital/social da
comunidade escolar com a aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados
em seus espaços e tempos de formação.
- Estrutura de Organização de Pessoal
Coordenação Pedagógica
- 1 técnico
- 3 multiplicadores
- 1 Técnico administrativo educacional
- 1 Apoio administrativo educacional
- 3 vigias
§
Estrutura Física
Prédio estruturado conforme orientação
do MEC, e construído pela SEDUC:
Dependências
- Sala pedagógica
- Sala técnica – Assessoria Pedagógica
Estadual
- Laboratório de Informática
- Secretaria
- Auditório
- Cozinha
- Banheiros
§
Recursos Humanos
1 Coordenação Pedagógica
1 Técnico
2 Multiplicador/formador
2 Formador/ Educação do Campo
1 Técnico administrativo educacional –
1 Apoio administrativo educacional
-
3 Vigias
§
Parceiros – Assessoria Pedagógica/SEDUC
-
Coordenação Pedagógica Municipal
§
Recursos Materiais
SALA PEDAGÓGICA
Quantidade
|
Utilização
|
Fonte
|
|||
Adequado
|
Inadequado
|
||||
Computador
|
05 pc
positivo
|
X
|
MEC
|
||
Estabilizador
|
05
enermax
|
X
|
MEC
|
||
Mesa
|
02
balcões
técnicos
|
X
|
PDNTE
|
||
Mesa
|
02 mesas
acopladas
|
X
|
SEDUC
|
||
Mesas (pequenas
com gaveta)
|
05
|
X
|
|||
Cadeiras
|
05
giratórias
|
X
|
SEDUC
|
||
Ar cond
18000
btus
|
01
|
X
|
SEDUC
|
||
Armário
|
05
|
X
|
SEDUC
|
||
Data Show
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Projetor
Integrado
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Impressora
xerox
phaser 3130
|
01
|
X
|
sem
tonner
|
MEC
|
|
Impressora
kiocera
mita
tonner
|
01
|
X
|
com
tonner
|
SEDUC
|
|
Impressora
hp collor
print 1700
|
01
|
defeituosa
|
SEDUC
|
||
Impressora hp officejet pro
k5400
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Impressora
Oki B2200
|
01
|
X
|
Sem
tonner
|
MEC
|
|
Guilhotina
|
01
|
X
|
SEDUC
|
||
Telef.
/Fax
|
01
|
X
|
SEDUC
|
||
Telefone
|
02
|
X
|
SEDUC/SME
|
||
Roteador
Wirilles
|
02
|
X
|
MEC
|
||
Modem
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Suite
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Hub
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Câmera
digital Sony
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Filmadora
|
01
|
X
|
MEC
|
||
Internet
Banda larga – 2Mb
|
01
|
X
|
MEC
|
||
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Quantidade
|
Utilização
|
Fonte
|
|||||||
Adequado
|
Inadequado
|
||||||||
Computadores
|
33 (Linux)
|
X
|
MEC
|
||||||
Mesas
grandes
|
06
|
X
|
SEDUC
|
||||||
Cadeiras
giratórias
|
26
|
X
|
SEDUC
|
||||||
Cadeiras
de plástico
|
05
|
x
|
MEC
|
||||||
Mesas
pequenas
|
05
|
X
|
MEC
|
||||||
Ar condicionado
|
02
|
X
|
SEDUC
|
||||||
Estabilizador
|
18
|
X
|
MEC
|
||||||
Escaner
|
01
|
X
|
MEC
|
||||||
Mesa
grande p/ reunião
|
01
|
X
|
PDDE
|
||||||
Quadro
branco
|
01
|
X
|
SEDUC
|
||||||
AUDITÓRIO
Quantidade
|
Utilização
|
Fonte
|
||||||
Adequado
|
Inadequado
|
|||||||
Mesa grande
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Cadeiras
de braço
|
31
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Cadeira
estofada
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Ar cond.
springer-18000 btus
|
02
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Tv 29’-
lg
|
01
|
X
|
MEC
|
|||||
Vídeo
cassete -lg
|
01
|
X
|
MEC
|
|||||
Receptor
antena parabólica
|
01
|
X
|
MEC
|
|||||
Aparelho
dvd
|
01
|
X
|
MEC
|
|||||
Quadro
branco
|
01
|
X
|
MEC
|
|||||
COZINHA
Quantidade
|
Utilização
|
Fonte
|
||||||
Adequado
|
Inadequado
|
|||||||
Geladeira
|
01
|
X
|
||||||
Fogão de
mesa
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Pia
acoplada com balcão
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Botijão
de gás
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Bebedouro
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
SECRETARIA
Quantidade
|
Utilização
|
Fonte
|
||||||
Adequado
|
Inadequado
|
|||||||
Balcão
grande
|
01
|
X
|
PDNTE
|
|||||
Cadeiras
|
01
|
X
|
PDNTE
|
|||||
Arquivos
de documentos
|
11
|
X
|
PDNTE
|
|||||
Ar
condicionado –consul -7.000 btus
|
01
|
X
|
PDENTE
|
|||||
Armário
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Mesa de
centro
|
01
|
X
|
SEDUC
|
|||||
Poltrona
de espera
|
02
|
X
|
SEDUC
|
|||||
§
Recursos Financeiros
Garantidos pela SEDUC – Secretaria de Estado
de Educação e SME – Secretaria Municipal de Educação.
SEDUC
– 02 professores /multiplicador
- Espaço físico (prédio)
- Energia elétrica e
telefone
- 03 vigias
- 1 Auxiliar de serviços
gerais
- 2 linhas telefônicas
SME
– Coordenação
- Água
- Material de limpeza e de
escritório
- 1 técnico de
laboratório/ administrativo
- Veículo para transporte
para as visitas e cursos nas escolas
§
Público Alvo – Todos os profissionais/alunos das
escolas públicas de Terra Nova do Norte.
- Adequação dos Espaços Físicos
O prédio utilizado é da SEDUC, antigo
NTE, estruturado para o atendimento à formação dos Profissionais da Educação e comunidade de
estudantes.
- Manutenção Permanente da Estrutura Física
- SME - Secretaria Municipal de Educação
- Manutenção dos Equipamentos após o Período de Garantia
- SEDUC - Secretaria Estadual de Educação
- SME - Secretaria Municipal de Educação
- Garantia de Capacitação dos professores das Escolas assistidas
- MEC – Secretaria de Educação à
Distância
- SEDUC - Secretaria Estadual de
Educação - MT
- SME - Secretaria Municipal de
Educação – Terra Nova do Norte - MT
- Avaliação
No decorrer de todo
processo, todos os envolvidos devem manter uma atitude de avaliação, refletindo
continuamente as ações, sobre as novas descobertas, as dificuldades que enfrentam,
as estratégias que estão empregando. A reflexão e implementação das ações devem
ser constantes e processuais.
Assim, a avaliação ocorre
durante todo o processo e é amplamente debatida por todos os envolvidos no
projeto: SEDUC, SME, Assessoria Pedagógica, professores, coordenadores, diretores
alunos e pais.
Referências
Bibliográficas
ALMEIDA, Fernando José de; JUNIOR. Fernando
Moraes Fonseca. Aprendendo com Projetos.
Coleção Informática para a Mudança na Educação. PROINF/SEED/MEC, 1998.
ALMEIDA,
Maria Elizabeth. Informática e Formação
de Professores. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Vol.1
Ministério da Educação. Secretaria de Educação a distância, Brasília, 2000.
BARBOSA,
M.L.M, Utilizando o computador como ferramenta pedagógica Para vencer
a resistência do professor.Dissertação de Mestrado apresentada na
Universidade Federal de Santa Catarina,2002
BARRETO,
R.G. Formação de Professores, tecnologias e linguagens. São Paulo,SP:
Edições Loyola, 2002.
BEHRENS,
M. A. Formação Continuada dos professores e a prática pedagógica.
Curitiba-PR: Editora Universitária Champagnat, 1996.
BETTEGA,
M. H. Educação Continuada na era Digital. São Paulo-SP: Cortez, 2004.
FAZENDA, Ivani Catarina. A
Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. - 2ª ed.
Campinas, SP: Papiros, 1997.
FREIRE,
Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro - Paz e
Terra, 1981.
_______.
Pedagogia
do Oprimido. 13ªed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. (Coleção O
Mundo, Hoje,v.21).
GIOANORDOLI,
Regina Lúcia. Nova perspectiva para a Educação Rural: Pedagogia da
Alternância. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: FE/PUC-RJ, 1980.
GIMONET.
Jean – Claude. Praticar e Compreender a
Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópoli: Ed.Vozes, 2007.
MORAES, M.
C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, Papirus, 1997. Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_de_Projetos
MORIN, Edgar. Ciência com consciência;
tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. ed. Revista e
modificada pelo autor. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
ORLANDI.
Eni Pucinelli. Discurso e Leitura. 3ªed. São Paulo, editora Cortez, 1998.
Pedagogia da Alternância - Parecer CNE/CEB n° 5/97 - PROCESSO N.º: 23001.000187/2005-50
http://www.eproinfo.mec.gov.br/default.php
Um comentário:
Dica e Parceria sobre uma rede social de conhecimento que utiliza games no aprendizado.
https://www.efuturo.com.br
Efuturo é uma Rede Social de Conhecimento, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Jogos Educativos, Espaço Literário e Interação Online.
Criem jogos EDUCATIVOS sem precisar programar e compartilhe nas: Redes sociais, sites, blogs, Google Sala de Aula e nas Plataformas de EAD que você costuma utilizar.É uma plataforma que permite criar turmas, adicionar conteúdos e gerenciar alunos.Tudo simples, fácil e divertido. Desenvolvido por professores para professores e alunos.
O eFUTURO já começou!
Cláudio Joaquim
+55 21 96456-8166 (Nextel)
+55 21 97466-1288 (Somente Whatsapp)
Postar um comentário