PROJETO NTM

       
         MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
TERRA NOVA DO NORTE - MT






 PROJETO

NTM
NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL


ABRIL DE 2008  


 Introdução

A Educação Pública de Terra Nova do Norte passou por processos diversos, desde meados da década de 90 até hoje. Isso culminou com um histórico bastante complexo construído de forma compartilhada e com foco na aprendizagem significativa do educando. Historicamente, várias ações foram se constituindo num permanente exercício de parcerias que envolveram as redes públicas municipal e estadual.
Projetos e Programas como Gestão compartilhada, Gestão Única, formação acadêmica - GerAção, NEAD (UFMT) , UNEMAT, Quem Sabe Faz a Hora, NTE e hoje, Educação do Campo, fazem parte  de uma construção coletiva e cultura de cooperação que vem se desenvolvendo desde a década de 1990 até hoje. Como o resultado desse dinâmico processo é ação/ reflexão/ação a equipe de formação continuada é necessária para mediar, articular e mobilizar os diversos níveis de projetos existentes, que surgem a partir da realidade das escolas, e envolvem toda a comunidade escolar: gestores, coordenadores, professores, técnicos administrativos e de apoio, alunos e  pais.
Concomitante a isso, centralizamos espaços de qualidade em equipamentos, como no NTE(Município, Estado e MEC) com laboratório de informática, internet, auditório, equipamentos de TV, DVD e demais mobiliários;  o NEAD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância -  através de convênio realizado entre UFMT, Prefeituras municipais e FIESUN/MT. Núcleo que já é base na oferta de Formação a Distância com Laboratório de Informática, equipamentos de TV, DVD e de Teleconferência e demais mobiliários.
Diante desta realidade, tanto no que se refere à qualidade singular na estruturação dos espaços físicos e equipamentos, bem como na equipe de formação, faz-se necessário reorganizar um espaço de formação contínua para que possamos aliar as políticas de formação do Mec (ProInfo), da Seduc (Cefapro) com os interesses e necessidades dos profissionais das escola públicas de Terra Nova do Norte.
A proposta se fundamenta na formação de uma equipe de profissionais embasados na construção de um espaço dinâmico, processual, destinado ao estabelecimento de uma Rede de acesso aos Conhecimentos necessários, uma formação contínua para os profissionais da Educação da rede pública bem como um ponto de acesso à comunidade escolar (pais, alunos) especialmente para suprir a necessidade de ampliação de saberes necessários ao desenvolvimento dos projetos gerados a partir da realidade das escolas.
A criação e ressignificação de um ambiente de excelência (com Laboratório de Informática, equipamentos de TV, DVD e de Teleconferência e demais mobiliários) servirão de base para o estabelecimento de relações de intercomunicação entre escolas, comunidades e entidades como universidades, centros de pesquisa e institutos que estabeleçam relações de conhecimento formal e informal e, com isso, possibilitem o acesso a seminários, cursos, palestras e teleconferências relacionados a projetos em andamento nas escolas e respectivas comunidades.
O trabalho de intermediação de conhecimentos entre as diferentes entidades será feito por uma equipe de formadores/multiplicadores/tutores, que atuarão através de orientação via modalidade - presencial e a distância.
Além disso, fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Educação, do Estado - SEDUC e Ministério de Educação, a rede de escolas públicas do município de Terra Nova do Norte está estruturada com equipamentos tecnológicos e internet que possibilitam o gerenciamento da gestão administrativa e pedagógica das mesmas. Possuem equipamentos, computadores com internet, TV, DVD, Data show para planejamento das ações, estudos e pesquisa para os professores.
Também temos, as escolas públicas em nosso município, com Laboratório de Informática implantado em parceria com o ProInfo/MEC e SEDUC (E.E.12 de Abril, E.E. Lucas A.Toniazzo, E. E.Chapeuzinho Vermelho, E.E. Norberto Schwantes, E.M. Minuano. E M. Xanxerê, E.M. Norberto Schwantes, E.M. Charrua, E.M. Ribeirão Bonito, E.M. Vista Alegre, E.M. Chapeuzinho Vermelho, E.M. São Sebastião do Morro, E.M. Miraguaí e  E.M. São Pedro), a maioria com acesso à internet.  A Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato tem laboratório implantado com recursos próprios da prefeitura municipal.                                           
Outra característica específica já citada acima, que demanda formação se refere à estruturação da maioria das escolas do interior com a proposta de Educação do Campo, centrado na Pedagogia da Alternância, experiência piloto de Educação do Campo pela Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, em parceria com cooperativas, movimentos sociais, Governo do Estado e UNEMAT que requer formação continuada específica, bem como um conjunto de equipamentos e espaços auxiliares na produção e socialização de conhecimentos capazes de garantir a ação/reflexão/ação e desenvolver ações e saberes focados na formação contínua de educadores do campo.
 Esta realidade nos desafia a organizar e gerir uma demanda de formação para os professores de sala de aula e de laboratório, para direção e coordenação, para os técnicos administrativos educacionais, de apoio administrativo educacional no sentido de viabilizar a melhoria e qualidade de ensino para os educandos das escolas públicas do município.
O ambiente físico que estaremos utilizando é no NTE (vinculado a Seduc) situado a Travessa São Paulo, 216, Centro, Tel: 66 – 3534 -1455 ou 1258, e-mail: ntmtnn@yahoo.com.br , Blog: ntmterranova.blogspot.com – Terra Nova do Norte - MT.

  • Diretrizes Gerais da Proposta

- O trabalho de Formação Continuada será feito pela equipe de formação em parceria com as escolas e será organizado com base nas demandas por formação destas e se estrutura em duas modalidades: presencial e a distância, tendo como perspectiva o envolvimento da escola, comunidade e parceiros estratégicos: SME, CEFAPRO, ProInfo, SEDUC, Universidades e demais entidades de formação e pesquisa.
- O processo de Formação Continuada dos profissionais deve ter como principal foco o aluno, bem como a compreensão que o trabalho escolar deve estar voltado para o desenvolvimento educacional pautado na garantia de processos de formação permanentes de forma que os profissionais e alunos estejam continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo.
- Ação/ reflexão/ação – o processo de construção do conhecimento é dinâmico. Ao buscarmos entender a realidade necessitamos de conhecimentos nas diversas ciências, e nessa busca são gerados novos saberes e novas necessidades ressignificando o conhecimento num constante ir e vir, atribuindo outros sentidos, outros saberes, possibilitando uma nova leitura, e motivando-nos a mudar as ações em relação ao mundo em que vivemos.

- O conhecimento e uso das diversas tecnologias e mídias disponíveis na escola estão intimamente ligados à Construção do Conhecimento significativo das mesmas e das áreas do conhecimento humano, bem como do estabelecimento de uma comunicação em Rede. As diversas tecnologias presentes na escola ou na vida dos profissionais e alunos só se constituem presentes e expressivas se estabelecerem uma aprendizagem significativa de todos os envolvidos no processo, interação, entre as pessoas em tempo real/ virtual.

  • Objetivo Geral
- Criar e potencializar um espaço de conhecimentos em Rede para a formação contínua dos profissionais das escolas públicas e suas respectivas comunidades;

  • Objetivos Específicos:
- Difundir o uso do software de código aberto, livre de restrição proprietária;
- Ressignificar a importância da Formação Continuada para os profissionais das escolas públicas;
- Possibilitar reflexões no sentido de construir uma política de Formação Continuada unificando a rede estadual e a municipal, considerando as especificidades de cada uma, e respeitando a realidade de cada escola;
- Instituir nas escolas o princípio da autonomia com responsabilidade em relação ao processo de Formação Continuada projetado pela escola;
- Mobilizar os profissionais das escolas públicas para a importância de desenvolverem projetos de aprendizagem aliados ao uso das tecnologias disponíveis nas escolas;
- Propiciar o exercício do conhecimento em rede em tempo real/virtual através do uso das diferentes tecnologias: webrádio, blogs, Skype, Google docs e outros meios de interação disponíveis na web;
- Construir um site juntamente com todas as escolas, resultado das produções/ ações realizadas pelas mesmas para divulgar os projetos desenvolvidos;
- Construir, juntamente com as escolas, um mecanismo de avaliação, que possibilite reflexões constantes acerca do processo de formação continuada e os resultados alcançados pela escola, em decorrência disso.
- Organizar eventos, tais como Seminários, Mostras, feiras nas e entre as escolas para a socialização dos saberes apreendidos com toda a comunidade escolar.

  • Ações
1.    Orientação às escolas sobre a construção do Projeto de Formação Continuada “Sala de Professor”, de modo a assegurar formação, acompanhamento e avaliação do desempenho da prática educativa e, consequentemente, a melhoria da qualidade da aprendizagem dos educandos, através do uso das diversas Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na escola;
2.    Formação dos Professores em Tecnologia Educativa através da Pedagogia de Projetos;
3.    Formação dos Técnicos dos laboratórios de Informática Educativa;
4.    Formação Continuada dos profissionais técnicos administrativos educacionais;
5.    Curso - Educação Digital - Linux Educacional - (40 h) - MEC/ SEDUC/NTM
6.    Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS (110 h)- MEC/SEDUC/ NTM
7.    Formação Online para os professores: Uso das tecnologias para disseminar o Ensino a Distância;
8.    Formação - O Uso das Diversas Mídias pelos professores em seus Projetos de Aprendizagem;
9.    Formação - Alunos Monitores das escolas que possuem Laboratório de Informática Educativa;
10. Construção do Site do NTM com a participação de todas as escolas da rede municipal e estadual do município;
11. Visitas e acompanhamento das ações realizadas pelos técnicos de laboratórios nas escolas que possuem o LIED.
12. Assistência e orientação técnica no uso das diversas tecnologias existentes na escola (TV e DVD, Data Show, máquina digital, computadores e impressora) aos técnicos de laboratório, professores, direção, coordenação pedagógica e aos técnicos administrativos educacionais.

§  Metodologia de Trabalho

- As ações serão desenvolvidas de forma integrada (políticas de educação do governo municipal, estadual e federal) seguindo as diretrizes definidas pelo grupo, articuladas por um projeto de formação que envolva toda a rede pública de educação do município, urbana e  rural. Serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
1-  Ações articuladas com CEFAPRO (Matupá) - Programa de Formação continuada – “Sala do Professor” com atendimento a todos os profissionais docentes e não docentes das escolas. O projeto de cada escola se fundamentará nas necessidades e realidade de cada unidade, prevalecendo a concepção de uma escola Organizada em Ciclos de Formação Humana, nas diversas áreas do conhecimento. É uma ação contínua e permanente de estudos e reflexões e reencaminhamentos acerca da prática pedagógica de todos os envolvidos no processo – coordenadores, professores, gestores e não docentes para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.

2 - ProInfo - Programa Nacional de Informática – criado em abril de 1997, pelo MEC, com o objetivo de disseminar no sistema público de educação básica a Tecnologia de Informação e Comunicação como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem. O programa vincula o uso dos computadores na escola com a formação dos professores, fundamentado numa política e proposta pedagógica de informática na educação. Em concepções que valorizem o uso das diversas mídias disponíveis na escola para aprender a aprender, estimular a busca de novas formas de pensar, de procurar e selecionar informações, de uma constante reconstrução do saber, conforme necessidade e interesse dos envolvidos: gestores, coordenadores, professores, técnicos administrativos e de apoio educacionais, alunos e pais. 

3 - Estação Digital de Conhecimento em Rede – um espaço destinado ao estabelecimento de uma rede de acesso aos conhecimentos necessários, uma formação contínua para os profissionais da educação da rede pública, bem como um ponto de acesso a comunidade escolar (pais e alunos) especialmente para suprir a necessidade de ampliação de saberes básicos ao desenvolvimento dos projetos gerados a partir da realidade das escolas. O acesso s diversas tecnologias é de fundamental importância para o desenvolvimento desta ação, que inicialmente se articulará de forma presencial - encontros, seminários, mostras e com o uso de diversos comunicadores, do correio eletrônico, blogs e mais tarde, com a construção do site, uma possibilidade de interação em tempo real, de forma virtual que ampliará os sentidos, os significados, o tempo e espaço e consequentemente uma resignificância a aprendizagem, ao conhecimento.
                              
Educação do Campo - Uma experiência de 7 escolas públicas de Terra Nova do Norte, que tem como princípio a Pedagogia da Alternância. Esta representa um caminhar entre a vida e a escola, sai da experiência no encontro de saberes mais teóricos para voltar novamente à experiência e assim sucessivamente.
A alternância – Tempo Escola (período em que o educando desenvolve atividades no espaço escolar) e Tempo Comunidade (período em que desenvolve atividades na comunidade ou na casa dos estudantes) devem acontecer de forma articulada, considerando que há uma formação contínua na descontinuidade das atividades, mas que estas mais os instrumentos fazem a ligação e possibilitam a  interação entre os dois espaços, dão continuidade na sucessão das microrrupturas que  representam a passagem de um ao outro no plano relacional, afetivo e cognitivo, dentro de um construto de unidade, coerência e integração.
Formador/animador e Aluno Animador – profissionais e educandos que têm o papel de estimular, monitorar e alimentar os projetos desenvolvidos nas unidades escolares, bem como implementar as discussões nesta estação digital de forma processual. Isso estabelece uma rede de conhecimentos através do uso das diversas tecnologias/mídias, garantindo a inclusão digital/social da comunidade escolar com a aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados em seus espaços e tempos de formação.

  • Estrutura de Organização de Pessoal
Coordenação Pedagógica
- 1 técnico
- 3 multiplicadores
- 1 Técnico administrativo educacional
- 1 Apoio administrativo educacional
- 3 vigias
§  Estrutura Física
Prédio estruturado conforme orientação do MEC, e construído pela SEDUC:
Dependências
- Sala pedagógica
- Sala técnica – Assessoria Pedagógica Estadual
- Laboratório de Informática
- Secretaria
- Auditório
- Cozinha
- Banheiros

§  Recursos Humanos
1 Coordenação Pedagógica
1 Técnico
2 Multiplicador/formador
2 Formador/ Educação do Campo  
1 Técnico administrativo educacional –
1 Apoio administrativo educacional - 
3 Vigias  

§  Parceiros – Assessoria Pedagógica/SEDUC
          - Coordenação Pedagógica Municipal


§  Recursos Materiais

SALA PEDAGÓGICA



Quantidade
Utilização
Fonte
Adequado
Inadequado

Computador
05 pc positivo
X

MEC
Estabilizador
05 enermax
X

MEC
Mesa
02 balcões
técnicos
X

PDNTE
Mesa
02 mesas acopladas
X

SEDUC
Mesas (pequenas com gaveta)
05
X


Cadeiras
05 giratórias
X

SEDUC
Ar cond
18000 btus
01
X

SEDUC
Armário
05
X

SEDUC
Data Show
01
X

MEC
Projetor Integrado
01
X

MEC
Impressora
xerox phaser 3130
01
X
sem tonner
MEC
Impressora
kiocera mita
tonner
01
X
com tonner
SEDUC
Impressora
hp collor print 1700
01

defeituosa
SEDUC
Impressora hp officejet pro
k5400
01

X
MEC
Impressora Oki B2200
01
X
Sem tonner
MEC
Guilhotina
01
X

SEDUC
Telef. /Fax
01

X
SEDUC
Telefone
02
X

SEDUC/SME
Roteador Wirilles
02
X

MEC
Modem
01
X

MEC
Suite
01
X

MEC
Hub
01
X

MEC
Câmera digital Sony
01
X

MEC
Filmadora
01
X

   MEC
Internet Banda larga – 2Mb
01
X

 MEC








LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



Quantidade
Utilização
Fonte

Adequado
Inadequado

Computadores
33 (Linux)

X

MEC
Mesas grandes
06
X

SEDUC
Cadeiras giratórias
26
X

SEDUC
Cadeiras de plástico
05
x

MEC
Mesas pequenas
05
X

MEC
Ar condicionado
02
X

SEDUC
Estabilizador
18
X

MEC
Escaner
01

X
MEC
Mesa grande p/ reunião
01
X

PDDE
Quadro branco
01
X

SEDUC












AUDITÓRIO



Quantidade
Utilização
Fonte
Adequado
Inadequado

Mesa grande
01
X

SEDUC
Cadeiras de braço
31
X

SEDUC
Cadeira estofada
01
X

SEDUC
Ar cond. springer-18000 btus
02
X

SEDUC
Tv 29’- lg
01
X

MEC
Vídeo cassete -lg
01
X

MEC
Receptor antena parabólica
01
X

MEC
Aparelho dvd
01
X

MEC
Quadro branco
01

X
MEC











COZINHA



Quantidade
Utilização
Fonte
Adequado
Inadequado

Geladeira
01
X


Fogão de mesa
01
X

SEDUC
Pia acoplada com balcão
01
X

SEDUC
Botijão de gás
01
X

SEDUC
Bebedouro
01
X

SEDUC













SECRETARIA



Quantidade
Utilização
Fonte
Adequado
Inadequado

Balcão grande
01
X

PDNTE
Cadeiras
01
X

PDNTE
Arquivos de documentos
11
X

PDNTE
Ar condicionado –consul -7.000 btus
01

X
PDENTE
Armário
01
X

SEDUC
Mesa de centro
01
X

SEDUC
Poltrona de espera
02
X

SEDUC










§  Recursos Financeiros
 Garantidos pela SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e SME – Secretaria Municipal de Educação.

SEDUC
 – 02 professores /multiplicador
- Espaço físico (prédio)
- Energia elétrica e telefone
- 03 vigias
- 1 Auxiliar de serviços gerais
- 2 linhas telefônicas

SME
– Coordenação
- Água
- Material de limpeza e de escritório
- 1 técnico de laboratório/ administrativo
- Veículo para transporte para as visitas e cursos nas escolas

§  Público Alvo – Todos os profissionais/alunos das escolas públicas de Terra Nova do Norte.

  • Adequação dos Espaços Físicos

O prédio utilizado é da SEDUC, antigo NTE, estruturado para o atendimento à formação dos  Profissionais da Educação e comunidade de estudantes.

  • Manutenção Permanente da Estrutura Física
 - SME - Secretaria Municipal de Educação

  • Manutenção dos Equipamentos após o Período de Garantia
 - SEDUC - Secretaria Estadual de Educação
 - SME - Secretaria Municipal de Educação

  • Garantia de Capacitação dos professores das Escolas assistidas
- MEC – Secretaria de Educação à Distância
- SEDUC - Secretaria Estadual de Educação - MT
- SME - Secretaria Municipal de Educação – Terra Nova do Norte - MT


  • Avaliação

No decorrer de todo processo, todos os envolvidos devem manter uma atitude de avaliação, refletindo continuamente as ações, sobre as novas descobertas, as dificuldades que enfrentam, as estratégias que estão empregando. A reflexão e implementação das ações devem ser constantes e processuais.
Assim, a avaliação ocorre durante todo o processo e é amplamente debatida por todos os envolvidos no projeto: SEDUC, SME, Assessoria Pedagógica, professores, coordenadores, diretores alunos e pais.

 Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Fernando José de; JUNIOR. Fernando Moraes Fonseca. Aprendendo com Projetos. Coleção Informática para a Mudança na Educação. PROINF/SEED/MEC, 1998.
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e Formação de Professores. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Vol.1 Ministério da Educação. Secretaria de Educação a distância, Brasília, 2000.
BARBOSA, M.L.M, Utilizando o computador  como ferramenta pedagógica Para vencer a resistência do professor.Dissertação de Mestrado apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina,2002

BARRETO, R.G. Formação de Professores, tecnologias e linguagens. São Paulo,SP: Edições Loyola, 2002.

BEHRENS, M. A. Formação Continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba-PR: Editora Universitária Champagnat, 1996.

BETTEGA, M. H. Educação Continuada na era Digital. São Paulo-SP: Cortez, 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina. A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. - 2ª ed. Campinas, SP: Papiros, 1997. 
 FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro - Paz e Terra, 1981.
_______. Pedagogia do Oprimido. 13ªed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. (Coleção O Mundo, Hoje,v.21).
GIOANORDOLI, Regina Lúcia. Nova perspectiva para a Educação Rural: Pedagogia da Alternância. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: FE/PUC-RJ, 1980.
GIMONET. Jean – Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópoli: Ed.Vozes, 2007.
MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, Papirus, 1997. Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_de_Projetos
MORIN, Edgar. Ciência com consciência; tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. ed. Revista e modificada pelo autor. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
ORLANDI. Eni Pucinelli. Discurso e Leitura. 3ªed. São Paulo, editora Cortez, 1998.
Pedagogia da Alternância - Parecer CNE/CEB n° 5/97 - PROCESSO N.º: 23001.000187/2005-50
http://www.eproinfo.mec.gov.br/default.php




























                                                              

Um comentário:

CLÁUDIO JOAQUIM DOS SANTOS BRAGA disse...

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