Sequências didáticas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras do PNAIC- 2013 Brincadeira_pula_corda_1ª fase_A-B


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA





ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO


COORDENADORA PEDAGÓGICA:
Elizete Carvalho Maciel

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS:
 Isaura Gorete De Carli



Terra Nova do Norte – MT
2013
Sequência Didática: Brincadeira Pula Corda
Gênero: Regras

PRINCÍPIOS DIDÁTICOS
1-      Ensino Reflexivo;
2-      Ensino centrado na problematização;
3-      Ensino centrado entre pares;
4-      Ensino centrado na explicitação verbal;
5-      Favorecer a argumentação;
6-      Sistematização dos saberes;
7-      Valorizar o conhecimento do aluno;
8-      Incentivar a participação do aluno;
9-      Diversificar as estratégias didáticas;
10-    Ensino centrado na progressão.

OBJETIVOS: O que os alunos podem aprender com essas atividades?
         -Conhecer e apreciar uma brincadeira por meio de regras  que faz parte do repertório popular de nossa cultura, pula corda.
         -Ler antes de saber ler convencionalmente.
         -Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
         -Ampliar a competência comunicativa do aluno;
         -Demostrar capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
         -Ampliar o conhecimento sobre as regras.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Matemática e História.

Eixo – Oralidade:
a) Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
b) Emitir opiniões e fazer comentários pessoais.
c) Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
d) Valorizar os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.

Eixo – Leitura:
a) Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor.
b) Realizar inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c) Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
d) Ler e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (regras);

Eixo – Escrita:
a) Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
b) Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c) Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d) Dominar as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras e frases simples (SEA);
e) Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
f) Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
g) Reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas;
h) Reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira;
Eixo- Produção de texto:

a)      Produzir textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.

Eixo- Números e operações:
a) Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções;
b) Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
c) Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números;
d) Resolver situações problemas envolvendo adição e subtração simples.

Eixo- grandezas e medidas:
a)     Identificar unidades de tempo-dia, semana, mês, ano e utilizar calendário.

Eixo- tratamento da informação:
a) Ler, interpretar e transpor informações situações e configurações (do tipo: gráficos, tabelas), para compreender os fenômenos sociais.
b) resolver e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.
c) Desenvolver o equilíbrio e a lateralidade;
d) Aprender contar e adquirir noções de sequência numérica;
e) Projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas;

Direitos gerais de aprendizagem de História, Geografia, Educação Física e Artes:
a) Distinguir as práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade: valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país, brincadeira pula corda.
b) Realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados;
CONTEÚDOS
·         Práticas de leitura e escrita;
·         Brincadeira de pula corda;
·         Atividades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar, e equilibrar-se;
·         Atividades físicas de velocidade e força;
·         Ritmo e expressividade;
·         Sequência numérica;
·         Situações problemas;
·         Origem da brincadeira pula corda.
·          
Recursos utilizados: espaço físico plano, cordas, CD Player, quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, folha sulfite, impressora e LIED.

REFERENCIAL TEÓRICO:

A sequência didática permite um trabalho integrado pode articular conteúdos e objetivos sugeridos por orientações oficiais (Diretrizes Curriculares, por exemplo) com aqueles do contexto específico (Projeto Político-pedagógico ou planejamento anual) contempla atividades e suportes (livro, internet etc.) variados permite progressão a partir de trabalho individual e coletivo possibilita a integração de diferentes ações de linguagem (leitura, produção escrita etc.) e de conhecimento diversos adapta-se em função da diversidade das situações de comunicação e das classes.

Dolz e Schneuwly (1999, pp.122-123) defendem que,

   a realização concreta de sequências didáticas exige uma avaliação fina das capacidades de linguagem dos alunos na aula, antes e durante o curso do ensino. Assim, os professores que praticam tais sequências devem adaptá-las aos problemas particulares de escrita e oralidade de seus alunos.

 Para desenvolver a linguagem dos alunos faz se necessário propor atividades que contemple os diferentes gêneros textuais, os quais para Schneuwly e Dolz (2004), são instrumentos culturais disponíveis nas interações sociais. São historicamente mutáveis e relativamente estáveis. Emergem em diferentes domínios discursivos e se concretizam em textos, que são singulares.
Magda Soares afirma que os textos orais ou escritos, variam em função de suas finalidades tais como: informar, instruir, emocionar, anunciar, seduzir, convencer, ou seja, a finalidade do texto determina sua organização, estrutura e estilo, seu gênero.
Assim, para que a interação entre falantes aconteça, cada sociedade traz consigo um legado de gêneros, por meio dos quais são partilhados conhecimentos comuns. Em consequência das mudanças sociais, os gêneros se transformam, desaparecem, dão origem a outros gêneros. Desse modo, novos gêneros textuais vão se constituindo, em um processo permanente, em função de novas atividades sociais.
A partir do gênero textual o professor poderá diversificar as atividades para alfabetizar e letrar o aluno. De acordo com Soares o termo alfabetização designa o ensino da escrita alfabético-ortográfica (ler e escrever) e, letramento designa os conhecimentos, atitudes e necessidades envolvidas no uso da língua em práticas sociais e necessárias para uma participação ativa e competente na cultura escrita. Soares (1998, p. 47) afirma que alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ou seja, é preciso ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que a criança seja alfabetizada e letrada.
Conforme a teoria da psicogênese elaborada por Ferreiro e Teberosky, a escrita alfabética é um sistema notacional, ou seja, um conjunto de regras do sistema alfabético que a criança deve conhecer para desenvolver a consciência fonológica. Os especialistas afirmam que a consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras. Para isso os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Porém, o fato de ter alcançado uma hipótese alfabética não é sinônimo de estar alfabetizado. Após compreender o SEA-Sistema de Escrita Alfabética o educando tem que dominar as convenções som-grafia de nossa língua.
Após estudos e reflexões sobre os temas propostos nos cadernos do PNAIC, foi pesquisada e elaborada uma sequência didática com o gênero regras da brincadeira pula corda. Essa brincadeira foi escolhida pelos alunos do 1º ciclo por fazer parte de suas brincadeiras no recreio e na educação física.
Nas brincadeiras as regras são implícitas, criadas pelas crianças, nos jogos as regras são explícitas, elaboradas por quem criou o jogo. O jogo leva respeitar as regras de convívio social, a adquirir noção de solidariedade, atitudes sociais, morais e éticas.
O ato de pular corda é tão antigo que se torna difícil descobrir sua origem, mas há indícios de que tenha surgido na ilha onde hoje se encontra o País de Gales. Relatos sobre a vida e os costumes do povo naquele país demonstram que essa brincadeira apareceu por volta da primeira metade do século 2º a. C. Também há indícios de que as crianças das civilizações Maia “brincavam de pular corda”, e hoje isto é praticado em todos os cantos do mundo. A brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pula corda.
 Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pula corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização.  No entanto, o princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, sequências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados de uma música cantada por todos.
É um exercício que usa todos os músculos do corpo, por isso é uma ótima maneira de gastar calorias e ficar em forma.  A pessoa que pula precisa estar em harmonia com as pessoas que movem a corda, sentindo o ritmo delas. Quem pula também precisa estar atento e concentrado para não tropeçar na corda.
A intenção principal desta sequência didática é promover a vivência das brincadeiras de pula corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados à leitura, escrita e ao Ritmo e Expressão Corporal.
Essa sequência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.
Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.
A avaliação é um processo contínuo, que se inicia no primeiro dia de aula e prossegue durante todas as atividades da sequência e serão qualitativas e diagnósticas, verificando o nível de escrita e respeitando o aluno em suas potencialidades e necessidades reais que se darão por meio de atividades de intervenções pedagógicas.
Primeira aula- segunda-feira
Rotina do dia
*Acolhida (Eliana Pula Corda Clipe Oficial HD)
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
1-Explorar o conhecimento prévio do aluno em relação à brincadeira de Pula Corda e outros tipos de brincadeiras que conhece;
- O que é corda?
- Para que serve a corda?
- Você já pulou corda?
- Do que é feita a corda?
- Você conhece as regras para pula corda?
2-Explicar o gênero e sua estrutura;
-Conhecendo as regras do pula corda: Com o objetivo de conversar sobre o texto algumas questões podem ser formuladas:
1) O nome desse tipo de texto é regras. Você sabe por quê?
2) Quem conhece outros tipos de regras? Fale os que você conhece para os colegas.
Fazer a leitura das regras da brincadeira no cartaz:
-Você pode pular de varias maneiras:
-Com os 2 pés ao mesmo tempo;
-Com os pés alternados ( um de cada vez );
-Com um pé só;
-Elevando os joelhos cruzando as pernas;
-Girando o corpo;
-Colocando a Mão no chão, e muito mais!
-Benefícios: é um exercício que usa todos os músculos do corpo, por isso é uma ótima maneira de gastar calorias e ficar em forma.
1-    Vamos colorir o desenho:

 Para casa:
-Pesquisar com os pais se os mesmos brincavam de pular corda e quais eram as músicas cantadas por eles.

Segunda aula-terça-feira
Rotina do dia
*Acolhida (vídeo Cristina Mel, Música pular corda).
*Cabeçalho e nome completo
1- Roda de conversa para socialização da tarefa de casa;
2-Coletar os dados e montar um gráfico;
3-Preencher a sequência numérica impressa:



2-    Complete as palavras e leia:






Terceira aula- quarta-feira 
Rotina do dia
*Acolhida: (música Pula corda)
*Cabeçalho e nome completo
 Corda musicada:

-Propor aos alunos que formem grupos e inventem uma sequência de saltos com a corda coletiva em movimento, utilizando uma trilha sonora escolhida por eles. Enquanto um dos grupos trabalha com o CD player, os outros podem usar o tempo para criar e ensaiar a sua sequência, apenas cantando a música escolhida.
Pula Corda
De todas as brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
(É pular corda) (2x)
Faz bem à saúde
Movimenta o corpo
De todas as brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
De todas as brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
(É pular corda) (2x)
É o maior barato
Treme o coração
De todos os esportes que eu faço,o melhor é pular corda
(É pular corda)
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (2x)
(É pular corda)
Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (3x)

-Circular a palavra pular corda na música e copiar.
A palavra pular começa com a letra...........e termina com.............

Para casa: completar a atividade impressa.


Quarta aula- quinta-feira
Rotina do dia
*Acolhida (leitura da poesia: Vamos pula corda)
-Cartaz com a poesia:
-Leitura oral da poesia:

VAMOS PULAR CORDA?
As crianças pulam corda
Desde antes de Cabral!
Se quiser manter a forma,
É exercício legal!

Batalhão, lhão, lhão...
Ou salada, saladinha...
Quem não entra é um bobão,
Quem não sai é espertinha!

Pula, pula sem parar
Brincadeira divertida
!Bate, bate até cansar,
Sempre na mesma batida!

Faz bem para o coração
Não engorda e faz sorrir,
Vá cantando uma canção
Pra você se distrair!

Quinta aula-sexta-feira

-Acolhida com a música: Tomei um copo de suco gelado
Com quem  você pretende se casar.....
A, B, C, D, E, F, G,.
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa

1-    Sequência alfabética:


2-Reescrever a frase. Cada palavra em um risquinho.
Tomeiumcopodesucogelado
_________    _____  ________   ____  _________  ___________. 

3-    Escrever um nome próprio para cada letra do alfabeto:
A___________________
C___________________
F____________________
L____________________

4-Escrever os nomes das figuras e produzir frases:


Sexta aula- segunda-feira

Rotina do dia
*Acolhida com a música: Mariana conta dez
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
Música:

Mariana conta um,
Mariana conta um,
É um, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta dois,
Mariana conta dois,
É um, é dois, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta três,
Mariana conta três,
É um, é dois, é três, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta quatro...
1- Encontre na música palavras com:
2  letras
3  letras
4  letras
5   letras
6   letras
7    letras






e) Faça um acróstico com a palavra MARIANA.
M - _________________________
A - __________________________
R - ___________________________
I - __________________________
A - __________________________
N - __________________________
A -___________________________

-Recortar a maçã e colar no lugar certo:



Sétima aula- Terça-feira
Rotina do dia
*Acolhida com a música:
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa

1-Completar as sequências numéricas:


2-Levar o mapa do Brasil na sala e questionar quem sabe o que é? Quem já viu? Localizar seu estado e cidade onde mora. Explorar o mapa das regiões oralmente.


Mostrar a Região Centro-Oeste e falar sobre os nomes das músicas da brincadeira pula corda:
3-Finalizando cada grupo ira criar a sua regra para a brincadeira de pular corda.
-Escrever a nova regra (quem ainda não escreve, a professora será a escriba).
4-Brincadeira na quadra de pula corda musicada.






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