PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA
MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO
COORDENADORA
PEDAGÓGICA:
Elizete
Carvalho Maciel
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS:
Isaura Gorete De
Carli
Terra Nova
do Norte – MT
2013
Sequência
Didática: Brincadeira Pula Corda
Gênero: Regras
PRINCÍPIOS DIDÁTICOS
1- Ensino
Reflexivo;
2- Ensino
centrado na problematização;
3- Ensino
centrado entre pares;
4- Ensino
centrado na explicitação verbal;
5- Favorecer
a argumentação;
6- Sistematização
dos saberes;
7- Valorizar
o conhecimento do aluno;
8- Incentivar
a participação do aluno;
9- Diversificar
as estratégias didáticas;
10- Ensino
centrado na progressão.
OBJETIVOS: O que os alunos podem
aprender com essas atividades?
-Conhecer e
apreciar uma brincadeira por meio de regras
que faz parte do repertório popular de nossa cultura, pula corda.
-Ler antes de
saber ler convencionalmente.
-Acionar
estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
-Ampliar a
competência comunicativa do aluno;
-Demostrar
capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
-Ampliar o
conhecimento sobre as regras.
Componentes
curriculares: Língua Portuguesa, Artes, Educação
Física, Matemática e História.
Eixo
– Oralidade:
a)
Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
b) Emitir
opiniões e fazer comentários pessoais.
c)
Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo,
argumentando e respeitando os turnos de fala.
d) Valorizar
os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.
Eixo –
Leitura:
a) Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor.
b) Realizar
inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c)
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e
temáticas.
d) Ler e
reconhecer os gêneros textuais no contexto social (regras);
Eixo –
Escrita:
a)
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
b)
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c) Perceber
que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d) Dominar
as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras
e frases simples (SEA);
e) Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais
entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
f)
Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
g)
Reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras
vivenciadas;
h)
Reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de
uma brincadeira;
Eixo-
Produção de texto:
a) Produzir textos escritos de gênero,
temática e vocabulário familiares.
Eixo-
Números e operações:
a)
Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas
diferentes funções;
b) Associar
a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
c)
Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever
números;
d) Resolver
situações problemas envolvendo adição e subtração simples.
Eixo-
grandezas e medidas:
a)
Identificar unidades de tempo-dia,
semana, mês, ano e utilizar calendário.
Eixo-
tratamento da informação:
a) Ler,
interpretar e transpor informações situações e configurações (do tipo:
gráficos, tabelas), para compreender os fenômenos sociais.
b) resolver
e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.
c)
Desenvolver o equilíbrio e a lateralidade;
d) Aprender
contar e adquirir noções de sequência numérica;
e) Projetar
e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais
e os dos colegas;
Direitos
gerais de aprendizagem de História, Geografia, Educação Física e Artes:
a)
Distinguir as práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas
dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade:
valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país, brincadeira pula
corda.
b) Realizar
os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e
equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são
executados;
CONTEÚDOS
·
Práticas de leitura e escrita;
·
Brincadeira de pula corda;
·
Atividades motoras de saltar com um
e dois pés, agachar, girar, e equilibrar-se;
·
Atividades físicas de velocidade e
força;
·
Ritmo e expressividade;
·
Sequência numérica;
·
Situações problemas;
·
Origem da brincadeira pula corda.
·
Recursos utilizados: espaço físico plano, cordas, CD Player,
quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, folha sulfite,
impressora e LIED.
REFERENCIAL
TEÓRICO:
A sequência didática permite um trabalho integrado pode
articular conteúdos e objetivos sugeridos por orientações oficiais (Diretrizes
Curriculares, por exemplo) com aqueles do contexto específico (Projeto
Político-pedagógico ou planejamento anual) contempla atividades e suportes
(livro, internet etc.) variados permite progressão a partir de trabalho
individual e coletivo possibilita a integração de diferentes ações de linguagem
(leitura, produção escrita etc.) e de conhecimento diversos adapta-se em função
da diversidade das situações de comunicação e das classes.
Dolz e Schneuwly (1999, pp.122-123) defendem que,
a realização concreta de sequências
didáticas exige uma avaliação fina das capacidades de linguagem dos alunos na
aula, antes e durante o curso do ensino. Assim, os professores que praticam
tais sequências devem adaptá-las aos problemas particulares de escrita e
oralidade de seus alunos.
Para desenvolver a linguagem dos alunos faz se
necessário propor atividades que contemple os diferentes gêneros textuais, os
quais para Schneuwly e Dolz (2004), são
instrumentos culturais disponíveis nas interações sociais. São historicamente
mutáveis e relativamente estáveis. Emergem em diferentes domínios discursivos e
se concretizam em textos, que são singulares.
Magda Soares afirma que os textos
orais ou escritos, variam em função de suas finalidades tais como: informar,
instruir, emocionar, anunciar, seduzir, convencer, ou seja, a finalidade do
texto determina sua organização, estrutura e estilo, seu gênero.
Assim, para que a interação entre
falantes aconteça, cada sociedade traz consigo um legado de gêneros, por meio
dos quais são partilhados conhecimentos comuns. Em consequência das mudanças
sociais, os gêneros se transformam, desaparecem, dão origem a outros gêneros.
Desse modo, novos gêneros textuais vão se constituindo, em um processo
permanente, em função de novas atividades sociais.
A partir do gênero textual o
professor poderá diversificar as atividades para alfabetizar e letrar o aluno.
De acordo com Soares o termo alfabetização designa o ensino da escrita
alfabético-ortográfica (ler e escrever) e, letramento designa os conhecimentos,
atitudes e necessidades envolvidas no uso da língua em práticas sociais e
necessárias para uma participação ativa e competente na cultura escrita. Soares
(1998, p. 47) afirma que alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não
inseparáveis, ou seja, é preciso ensinar a ler e escrever no contexto das
práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que a criança seja
alfabetizada e letrada.
Conforme a teoria da psicogênese
elaborada por Ferreiro e Teberosky, a escrita alfabética é um sistema
notacional, ou seja, um conjunto de regras do sistema alfabético que a criança
deve conhecer para desenvolver a consciência fonológica. Os especialistas
afirmam que a consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos
permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras. Para isso os aprendizes
passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações
para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico,
silábico-alfabético e alfabético. Porém, o fato de ter alcançado uma hipótese
alfabética não é sinônimo de estar alfabetizado. Após compreender o SEA-Sistema
de Escrita Alfabética o educando tem que dominar as convenções som-grafia de
nossa língua.
Após estudos e reflexões sobre os
temas propostos nos cadernos do PNAIC, foi pesquisada e elaborada uma sequência
didática com o gênero regras da brincadeira pula corda. Essa brincadeira foi
escolhida pelos alunos do 1º ciclo por fazer parte de suas brincadeiras no
recreio e na educação física.
Nas brincadeiras as regras são
implícitas, criadas pelas crianças, nos jogos as regras são explícitas,
elaboradas por quem criou o jogo. O jogo leva respeitar as regras de convívio
social, a adquirir noção de solidariedade, atitudes sociais, morais e éticas.
O ato de pular corda é tão antigo
que se torna difícil descobrir sua origem, mas há indícios de que tenha surgido
na ilha onde hoje se encontra o País de Gales. Relatos sobre a vida e os
costumes do povo naquele país demonstram que essa brincadeira apareceu por
volta da primeira metade do século 2º a. C. Também há indícios de que as
crianças das civilizações Maia “brincavam de pular corda”, e hoje isto é
praticado em todos os cantos do mundo. A brincadeira evoluiu tanto que existe
até campeonato mundial de pula corda.
Existe uma enorme diversidade de brincadeiras
de pula corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em
relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a
realização. No entanto, o princípio
geral é basicamente o mesmo, ou seja, sequências de movimentos realizados em
torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados
de uma música cantada por todos.
É um exercício que usa todos os
músculos do corpo, por isso é uma ótima maneira de gastar calorias e ficar em
forma. A pessoa que pula precisa estar
em harmonia com as pessoas que movem a corda, sentindo o ritmo delas. Quem pula
também precisa estar atento e concentrado para não tropeçar na corda.
A intenção principal desta sequência
didática é promover a vivência das brincadeiras de pula corda e, por meio
delas, abordar conteúdos relacionados à leitura, escrita e ao Ritmo e Expressão
Corporal.
Essa sequência de atividades se
justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e
valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.
Também se mostra importante como
forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da
construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de
produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e
desenvolver a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas
convencionais.
A avaliação é um processo contínuo,
que se inicia no primeiro dia de aula e prossegue durante todas as atividades
da sequência e serão qualitativas e diagnósticas, verificando o nível de
escrita e respeitando o aluno em suas potencialidades e necessidades reais que
se darão por meio de atividades de intervenções pedagógicas.
Primeira aula-
segunda-feira
Rotina
do dia
*Acolhida (Eliana Pula Corda Clipe
Oficial HD)
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
1-Explorar o conhecimento prévio do
aluno em relação à brincadeira de Pula Corda e outros tipos de brincadeiras que
conhece;
- O que é corda?
- Para que serve a corda?
- Você já pulou corda?
- Do que é feita a corda?
- Você conhece as regras para pula
corda?
2-Explicar o gênero e sua estrutura;
-Conhecendo
as regras do pula corda: Com o objetivo de conversar sobre o texto algumas
questões podem ser formuladas:
1) O nome desse tipo de texto é regras. Você sabe por quê?
2) Quem conhece outros tipos de regras? Fale os que você
conhece para os colegas.
Fazer a leitura das regras
da brincadeira no cartaz:
-Você pode pular de varias
maneiras:
-Com os 2 pés ao mesmo
tempo;
-Com os pés alternados ( um
de cada vez );
-Com um pé só;
-Elevando os joelhos
cruzando as pernas;
-Girando o corpo;
-Colocando a Mão no chão, e
muito mais!
-Benefícios: é um exercício
que usa todos os músculos do corpo, por isso é uma ótima maneira de gastar
calorias e ficar em forma.
1-
Vamos colorir o desenho:
Para
casa:
-Pesquisar com os pais se os mesmos
brincavam de pular corda e quais eram as músicas cantadas por eles.
Segunda
aula-terça-feira
Rotina
do dia
*Acolhida (vídeo Cristina Mel,
Música pular corda).
*Cabeçalho e nome completo
1- Roda de conversa para
socialização da tarefa de casa;
2-Coletar os dados e montar um
gráfico;
3-Preencher a sequência numérica
impressa:
2-
Complete as palavras e leia:
Terceira aula-
quarta-feira
Rotina
do dia
*Acolhida: (música Pula corda)
*Cabeçalho e nome completo
Corda musicada:
-Propor aos alunos que formem grupos e inventem uma sequência de saltos com a corda coletiva em movimento, utilizando uma trilha sonora escolhida por eles. Enquanto um dos grupos trabalha com o CD player, os outros podem usar o tempo para criar e ensaiar a sua sequência, apenas cantando a música escolhida.
Pula Corda
De todas as
brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
(É pular corda) (2x)
Faz bem à saúde
Movimenta o corpo
De todas as brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
(É pular corda) (2x)
Faz bem à saúde
Movimenta o corpo
De todas as brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
De todas as
brincadeiras que eu gosto, a melhor é pular corda
(É pular corda) (2x)
É o maior barato
Treme o coração
De todos os esportes que eu faço,o melhor é pular corda
(É pular corda)
(É pular corda) (2x)
É o maior barato
Treme o coração
De todos os esportes que eu faço,o melhor é pular corda
(É pular corda)
Um homem
bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (2x)
(É pular corda)
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (2x)
(É pular corda)
Um homem
bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (3x)
-Circular a palavra pular corda na música e copiar.
E eu abri
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
Senhoras e senhores, pulem de um pé só
Senhoras e senhores, Deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar (3x)
-Circular a palavra pular corda na música e copiar.
A palavra pular começa
com a letra...........e termina com.............
Para casa: completar a atividade impressa.
Quarta aula-
quinta-feira
Rotina
do dia
*Acolhida (leitura da poesia: Vamos
pula corda)
-Cartaz com a poesia:
-Leitura oral da poesia:
VAMOS PULAR CORDA?
As crianças pulam corda
Desde antes de Cabral!
Se quiser manter a forma,
É exercício legal!
Batalhão, lhão, lhão...
Ou salada, saladinha...
Quem não entra é um bobão,
Quem não sai é espertinha!
Pula, pula sem parar
Brincadeira divertida
!Bate, bate até cansar,
Sempre na mesma batida!
Faz bem para o coração
Não engorda e faz sorrir,
Vá cantando uma canção
Pra você se distrair!
As crianças pulam corda
Desde antes de Cabral!
Se quiser manter a forma,
É exercício legal!
Batalhão, lhão, lhão...
Ou salada, saladinha...
Quem não entra é um bobão,
Quem não sai é espertinha!
Pula, pula sem parar
Brincadeira divertida
!Bate, bate até cansar,
Sempre na mesma batida!
Faz bem para o coração
Não engorda e faz sorrir,
Vá cantando uma canção
Pra você se distrair!
Quinta aula-sexta-feira
-Acolhida com a
música: Tomei um copo de suco gelado
Com quem você pretende se casar.....
A, B, C, D, E, F, G,.
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
1-
Sequência alfabética:
2-Reescrever a frase. Cada palavra em um risquinho.
Tomeiumcopodesucogelado
_________
_____ ________ ____
_________ ___________.
3-
Escrever um nome próprio para cada
letra do alfabeto:
A___________________
C___________________
F____________________
L____________________
4-Escrever os nomes das figuras e produzir frases:
Sexta
aula- segunda-feira
Rotina
do dia
*Acolhida com a música: Mariana
conta dez
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
Música:
Mariana conta um,
Mariana conta um,
É um, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta dois,
Mariana conta dois,
É um, é dois, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta três,
Mariana conta três,
É um, é dois, é três, é Ana,
Viva Mariana, viva Mariana.
Mariana conta quatro...
1-
Encontre na música palavras com:
2 letras
|
3 letras
|
4 letras
|
5 letras
|
6 letras
|
7 letras
|
|
|
|
|
|
|
e) Faça um acróstico com a palavra MARIANA.
M - _________________________
A - __________________________
R - ___________________________
I - __________________________
A - __________________________
N - __________________________
A -___________________________
-Recortar a maçã e colar no lugar certo:
Sétima
aula- Terça-feira
Rotina
do dia
*Acolhida com a música:
*Cabeçalho e nome completo
*Chamada interativa
1-Completar as sequências numéricas:
2-Levar o mapa do Brasil na sala e
questionar quem sabe o que é? Quem já viu? Localizar seu estado e cidade onde
mora. Explorar o mapa das regiões oralmente.
Mostrar a
Região Centro-Oeste e falar sobre os nomes das músicas da brincadeira pula
corda:
3-Finalizando cada grupo ira criar a
sua regra para a brincadeira de pular corda.
-Escrever a nova regra (quem ainda
não escreve, a professora será a escriba).
4-Brincadeira na quadra de pula
corda musicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário