Concurso de cartazes realizado nas escolas sobre a temática da Mostra do Conhecimento
III Mostra Municipal do Conhecimento de Terra Nova do Norte
A III Mostra Municipal do Conhecimento de Terra Nova do Norte é um evento realizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Assessoria Pedagógica do Estado, sendo realizada em duas Etapas: a primeira, Escolar e outra, Municipal, esta última realizada com a apresentação dos trabalhos vencedores na Etapa Escolar.
As duas Etapas constam de apresentações de diversos Trabalhos de Pesquisa nas várias Áreas do Conhecimento e têm como foco a relação teoria e prática ocorridas no processo de Ensino/Aprendizagem de alunos da Creche/Educação Infantil, da 1ª à 8ª série / 1º ao 9º Ano / 1º, 2º e 3º Ciclos e do Ensino Médio das Redes Públicas Estadual e Municipal de Ensino. Ele está dividido em 5 categorias, quais sejam:
1ª categoria: estudantes regularmente matriculados nas turmas de Creche / Educação Infantil e Educação Especial;
2ª categoria: estudantes regularmente matriculados nas turmas de 1ª a 5ª Série / 1º ao 6º Ano / 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos;
3ª categoria: estudantes regularmente matriculados nas turmas de 6ª a 8ª Série / 7º ao 9º Ano / 3º Ciclo do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos;
4ª categoria: estudantes regularmente matriculados nas turmas de Ensino Médio Regular / EJA;
5ª categoria: Inventor, estudantes regularmente matriculados em qualquer turma da Educação Básica, desde a Creche até o Ensino Médio e turmas da EJA e Educação Especial que apresente um invento caracterizado por ser um novo produto ou significadamente melhorado.
Objetivo Geral
O Objetivo Geral da Mostra do Conhecimento é promover e incentivar pesquisas nas diferentes Áreas do Conhecimento na perspectiva de adoção de posturas críticas e reflexivas em toda a Educação Básica, sobre o mundo que nos cerca, além de oportunizar trocas dos múltiplos saberes e sua socialização com a comunidade, visando à sensibilização para mudanças de postura em relação à preservação e à recuperação do ambiente vivencial e natural, bem como a possível promoção da sustentabilidade local, fazendo uma Integração entre os estudantes, os professores, as escolas e a comunidade.
Os Objetivos Específicos propostos são:
I. Desenvolver projetos de pesquisas e instrumentalização nos ambientes escolares como laboratório vivo, abrangendo as questões ambientais locais, regionais e globais;
II. Sensibilizar os educadores/educandos e comunidade a fim de motivá-los a efetivar nas escolas ações práticas voltadas para a construção do conhecimento através da interdisciplinaridade, incentivando a pesquisa científica, divulgando os conhecimentos obtidos e promovendo a integração entre a escola e a sociedade;
III. Oportunizar aos participantes a construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e habilidades científicas;
IV. Incentivar o processo criativo através do estímulo à pesquisa e iniciação científica, proporcionando o desenvolvimento de novas condutas capazes de orientar e envolver o ser humano nas questões tecnológicas e ambientais;
V. Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados;
VI. Edificar, no processo de formação da consciência crítica, uma relação de autoconfiança com a produção do conhecimento pessoal, com respeito à própria produção, como também à produção dos demais participantes.



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