ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL
PROJETO:
Articulando conhecimentos e práticas para a formação de
sujeitos aptos para a vida em sociedade
Terra Nova do Norte – MT
2012
1.
Introdução
Segundo
as Orientação Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso,
mais especificamente no livro das Concepções, material que faz uma introdução
aos documentos seguintes e ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas
Escolas Públicas do estado de Mato Grosso, a ação educativa e pedagógica devem
centrar-se em três eixos básicos, que são: conhecimento, trabalho e cultura.
“Contudo”,
o documento esclarece que “é preciso ter alguns cuidados:”
[...] ver o trabalho como princípio educativo
não significa sucumbir às propostas que articulam escola e produção. Ao
contrário, como afirma Kuenzer, a finalidade da escola que unifica
conhecimento, cultura e trabalho é a formação de homens desenvolvidos
multilateralmente, que articulem a sua capacidade produtiva às capacidades de
pensar, de relacionar-se, de desenvolver sua afetividade, de estudar, de
governar e de exercer controle sobre os governantes. Ou seja:
trabalho na perspectiva da práxis humana e não apenas como prática produtiva,
mas como uma das ações, materiais e espirituais, que os seres humanos,
individual e coletivamente, desenvolvem, para construir suas condições de
existência. (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 22).
Cada unidade escolar deve buscar meios para que todas as grandes áreas
do conhecimento crie estratégias para se ajudarem e desenvolver no seu alunado
um trabalho crítico, inovador e criativo para atender às demandas destes três
eixos que norteiam o trabalho em sala de aula.
A partir da necessidade de se criar novas ou mesmo remodelar
antigas estratégias e repensar a prática pedagógica, surge a ideia deste
primeiro projeto multidisciplinar para inserir no contexto escolar, mais
especificamente no ensino médio noturno, um trabalho diferenciado e que busque
diminuir a distância do que se ensina na sala de aula com o que o aluno
encontra fora dos muros escolares, em sua vida, em seu habitat, em seu
cotidiano.
O livro Concepções fala ainda sobre a organização do ensino que
tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I
– o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II
– a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III
– o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição
de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV
– o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e
de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. (LDBEN/1996 – modificado
pela Lei 11.274/2006). (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 22)
A função da escola vai, portanto, sendo ampliada conforme vão
surgindo novas demandas, novos problemas sociais e, mesmo sem o devido respaldo
da sociedade, ela tem que dar conta dos processor formativos que se desenvolvem “na vida familiar, na convivência
humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos
sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” de seu
alunado.
Já
o ensino médio, “além de propiciar a consolidação
e o aprofundamento dos conhecimentos e capacidades cognitivas adquiridos no
ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos”, deverá
promover:
– a preparação básica para o trabalho e a
cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se
adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento
posteriores;
– o
aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o
desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 23
– a compreensão dos fundamentos
científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a
prática, no ensino de cada disciplina. (Orientações
Curriculares: Concepções, 2012, p. 23)
Ainda em relação “ao currículo
do ensino médio, o art. 36” da LDBEN/1996 – modificado pela Lei 11.274/2006, “dispõe
em seus incisos que este observará as seguintes diretrizes:”
–
destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência,
das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e
da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao
conhecimento e exercício da cidadania;
–
adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos
estudantes;
–
será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida
pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das
disponibilidades da instituição.
–
serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em
todas as séries do ensino médio. (Item incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)
Ainda
o § 1º desse mesmo artigo determina que os conteúdos, as metodologias e as
formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio
o educando demonstre:
-
domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
- conhecimento das formas contemporâneas de
linguagem. (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 24)
2.
Justificativa
Nesta perspectiva, analisando a dimensão de nosso fazer pedagógico
e os problemas de indisciplina e de desinteresse de muitos alunos, somados à
monotonia do mesmo fazer diário, a direção, a coordenação e o coletivo de
educadores da Escola Estadual 12 de Abril propuseram o presente projeto,
visando atender a uma demanda específica de nosso alunado, o ensino médio
noturno, com uma metodologia diferenciada para pelo menos duas semanas neste
segundo semestre letivo, podendo, conforme o interesse principalmente dos
alunos, ser estendido para mais duas, abrangendo assim todos os alunos
matriculados no ensino médio noturno.
Para este trabalho estão previstas 4 temáticas, a saber:
I.
Oratória;
II.
Dança;
III.
Tecnologia de Informação e Comunicação;
IV.
Marketing, vendas, atendimento ao
público, ética no trabalho e na escola e secretariado.
Deste momento até o fim do ano e começo do ano letivo de 2013, a
escola deverá aprofundar seus estudos e ampliar as temáticas visando ao ensino
médio inovador, que se tenciona implantar no próximo ano letivo sendo este,
portanto, um exercício válido e uma preparação visando algo mais abrangente no
futuro.
O desenvolvimento do projeto visa pequenas palestras com oficinas
temáticas para serem desenvolvidas em duas aulas e nos cinco dias da semana,
sendo a primeira semana nas duas primeiras aulas e na segunda semana nas duas
últimas aulas, conforme especificado na tabela a seguir:
Primeira
Semana
Período:
de 24 a 28 de setembro
Horário:
19h às 21h
|
||
Curso/Oficina
|
Trabalhado por
|
Nº de alunos
|
Oratória
|
|
15 a 20 alunos
|
Dança
|
|
20 alunos
|
TIC
|
|
20 alunos
|
Marketing/Secretariado
|
|
20 alunos
|
Segunda
Semana
Período:
de 1 a 5 de outubro
Horário:
21h às 23h
|
||
Curso/Oficina
|
Trabalhado por
|
Nº de alunos
|
Oratória
|
|
15 alunos
|
Dança
|
|
20 alunos
|
TIC
|
|
20 alunos
|
Marketing/Secretariado
|
|
20 alunos
|
3.
Objetivo
Geral
Desenvolver
no estudante habilidades de convivência em grupo, articulação das palavras,
expressão corporal, desenvoltura e confiança para seu pleno exercício da
cidadania.
3.1. Objetivos Específicos:
I.
Oratória:
– Perder o medo de falar em público;
– Desenvolver a autoconfiança;
– Aprender a usas corretamente o microfone, o pedestal e a
tribuna;
– Aprender a se articular com as palavras, fazendo resumos e
sínteses como formas de estratégias para o desenvolvimento do discurso;
– Aprender a se apresentar e a apresentar trabalhos escolares
corretamente.
II.
Dança:
– Aprender passos básicos para danças específicas de salão;
– Desenvolver a autoconfiança;
– Criar empatia na dança, respeitando o outro e a si mesmo;
– Conhecer culturas a partir das danças e passos aprendidos;
– Melhorar o ciclo de amizades, aprendendo, através da dança, a
mediar conflitos, conhecendo-se e conhecendo os outros como sujeitos autores e
coautores de aprendizagens.
III.
Tecnologia de Informação e Comunicação:
– Conhecer, basicamente, o funcionamento das máquinas e da grande
rede;
– Aprender sobre os diversos tipos de tecnologias e mídias;
– Aprofundar-se sobre as Redes Sociais, sua diversidade e suas
principais funções;
– Aprender a usar o editor de texto, de apresentação e de vídeo,
google docs, slide share entre outros;
– Conhecer ambientes de produção colaborativa;
– Discutir sobre as novidades tecnológicas e midiáticas e o que
nos espera num futuro bem próximo;
– Aprofundar os conhecimentos no campo do trabalho e nos estudos
com o uso da internet.
IV. Marketing, vendas,
atendimento ao público, ética no trabalho e na escola e secretariado
– Conhecer sobre as estratégias de venda;
– Aprender a redigir correspondências oficiais;
– Aplicar estratégias de atendimento de qualidade ao cliente;
– Buscar mecanismos para a correta abordagem ao cliente;
– Adquirir conhecimento sobre a ética e a moral tanto no ambiente
escolar quanto no trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário