segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Semana Temática


ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL




PROJETO:

Articulando conhecimentos e práticas para a formação de sujeitos aptos para a vida em sociedade




Terra Nova do Norte – MT
2012



1.      Introdução
Segundo as Orientação Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, mais especificamente no livro das Concepções, material que faz uma introdução aos documentos seguintes e ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas Escolas Públicas do estado de Mato Grosso, a ação educativa e pedagógica devem centrar-se em três eixos básicos, que são: conhecimento, trabalho e cultura.
“Contudo”, o documento esclarece que “é preciso ter alguns cuidados:”
[...] ver o trabalho como princípio educativo não significa sucumbir às propostas que articulam escola e produção. Ao contrário, como afirma Kuenzer, a finalidade da escola que unifica conhecimento, cul­tura e trabalho é a formação de homens desenvolvidos multilateralmente, que articulem a sua capacidade produtiva às capacidades de pensar, de relacionar-se, de desenvolver sua afetividade, de estudar, de governar e de exercer controle sobre os governantes. Ou seja: trabalho na perspectiva da práxis humana e não apenas como prática produtiva, mas como uma das ações, materiais e espirituais, que os seres humanos, individual e coletivamente, desenvolvem, para cons­truir suas condições de existência. (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 22).

Cada unidade escolar deve buscar meios para que todas as grandes áreas do conhecimento crie estratégias para se ajudarem e desenvolver no seu alunado um trabalho crítico, inovador e criativo para atender às demandas destes três eixos que norteiam o trabalho em sala de aula.
A partir da necessidade de se criar novas ou mesmo remodelar antigas estratégias e repensar a prática pedagógica, surge a ideia deste primeiro projeto multidisciplinar para inserir no contexto escolar, mais especificamente no ensino médio noturno, um trabalho diferenciado e que busque diminuir a distância do que se ensina na sala de aula com o que o aluno encontra fora dos muros escolares, em sua vida, em seu habitat, em seu cotidiano.
O livro Concepções fala ainda sobre a organização do ensino que tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisi­ção de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. (LDBEN/1996 – modi­ficado pela Lei 11.274/2006). (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 22)
           
A função da escola vai, portanto, sendo ampliada conforme vão surgindo novas demandas, novos problemas sociais e, mesmo sem o devido respaldo da sociedade, ela tem que dar conta dos processor formativos que se desenvolvemna vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” de seu alunado.
            Já o ensino médio, “além de propiciar a conso­lidação e o aprofundamento dos conhecimentos e capacidades cognitivas adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos”, deverá promover:
a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para conti­nuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 23
a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produti­vos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 23)

Ainda em relação “ao currículo do ensino médio, o art. 36” da LDBEN/1996 – modi­ficado pela Lei 11.274/2006, “dispõe em seus incisos que este observará as seguintes diretrizes:”
– destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ci­ência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da socie­dade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;
– adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;
– será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, esco­lhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
– serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Item incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)
Ainda o § 1º desse mesmo artigo determina que os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:
- domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção mo­derna;
- conhecimento das formas contemporâneas de linguagem. (Orientações Curriculares: Concepções, 2012, p. 24)

2.      Justificativa
Nesta perspectiva, analisando a dimensão de nosso fazer pedagógico e os problemas de indisciplina e de desinteresse de muitos alunos, somados à monotonia do mesmo fazer diário, a direção, a coordenação e o coletivo de educadores da Escola Estadual 12 de Abril propuseram o presente projeto, visando atender a uma demanda específica de nosso alunado, o ensino médio noturno, com uma metodologia diferenciada para pelo menos duas semanas neste segundo semestre letivo, podendo, conforme o interesse principalmente dos alunos, ser estendido para mais duas, abrangendo assim todos os alunos matriculados no ensino médio noturno.
Para este trabalho estão previstas 4 temáticas, a saber:
I.              Oratória;
II.            Dança;
III.           Tecnologia de Informação e Comunicação;
IV.          Marketing, vendas, atendimento ao público, ética no trabalho e na escola e secretariado.
Deste momento até o fim do ano e começo do ano letivo de 2013, a escola deverá aprofundar seus estudos e ampliar as temáticas visando ao ensino médio inovador, que se tenciona implantar no próximo ano letivo sendo este, portanto, um exercício válido e uma preparação visando algo mais abrangente no futuro.
O desenvolvimento do projeto visa pequenas palestras com oficinas temáticas para serem desenvolvidas em duas aulas e nos cinco dias da semana, sendo a primeira semana nas duas primeiras aulas e na segunda semana nas duas últimas aulas, conforme especificado na tabela a seguir:
Primeira Semana
Período: de 24 a 28 de setembro
Horário: 19h às 21h
Curso/Oficina
Trabalhado por
Nº de alunos
Oratória

15 a 20 alunos
Dança

20 alunos
TIC

20 alunos
Marketing/Secretariado

20 alunos

Segunda Semana
Período: de 1 a 5 de outubro
Horário: 21h às 23h
Curso/Oficina
Trabalhado por
Nº de alunos
Oratória

15 alunos
Dança

20 alunos
TIC

20 alunos
Marketing/Secretariado

20  alunos
3.      Objetivo Geral
Desenvolver no estudante habilidades de convivência em grupo, articulação das palavras, expressão corporal, desenvoltura e confiança para seu pleno exercício da cidadania.
3.1. Objetivos Específicos:
I.          Oratória:
– Perder o medo de falar em público;
– Desenvolver a autoconfiança;
– Aprender a usas corretamente o microfone, o pedestal e a tribuna;
– Aprender a se articular com as palavras, fazendo resumos e sínteses como formas de estratégias para o desenvolvimento do discurso;
– Aprender a se apresentar e a apresentar trabalhos escolares corretamente.
II.         Dança:
– Aprender passos básicos para danças específicas de salão;
– Desenvolver a autoconfiança;
– Criar empatia na dança, respeitando o outro e a si mesmo;
– Conhecer culturas a partir das danças e passos aprendidos;
– Melhorar o ciclo de amizades, aprendendo, através da dança, a mediar conflitos, conhecendo-se e conhecendo os outros como sujeitos autores e coautores de aprendizagens.
III.        Tecnologia de Informação e Comunicação:
– Conhecer, basicamente, o funcionamento das máquinas e da grande rede;
– Aprender sobre os diversos tipos de tecnologias e mídias;
– Aprofundar-se sobre as Redes Sociais, sua diversidade e suas principais funções;
– Aprender a usar o editor de texto, de apresentação e de vídeo, google docs, slide share entre outros;
– Conhecer ambientes de produção colaborativa;
– Discutir sobre as novidades tecnológicas e midiáticas e o que nos espera num futuro bem próximo;
– Aprofundar os conhecimentos no campo do trabalho e nos estudos com o uso da internet.
IV.       Marketing, vendas, atendimento ao público, ética no trabalho e na escola e secretariado
– Conhecer sobre as estratégias de venda;
– Aprender a redigir correspondências oficiais;
– Aplicar estratégias de atendimento de qualidade ao cliente;
– Buscar mecanismos para a correta abordagem ao cliente;
– Adquirir conhecimento sobre a ética e a moral tanto no ambiente escolar quanto no trabalho.

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