PLANO DE AÇÃO – 2016
Ações
|
O
que fazer
|
Como
fazer
|
Quando
fazer
|
Recursos
|
- Integração entre as Escolas
e SMEC/NTM
|
- Levantamento das demandas de formação
nas escolas;
- Socialização das propostas de trabalho
a serem desenvolvidas pelo NTM ;
- Levantamento da real
situação do LIED de cada escola: espaço,
computadores.
|
-Visitas agendadas e não agendadas na
escola, conversas via telefone, email, e reuniões pedagógicas organizadas pela SMEC/NTM e pelas escolas.
|
Março a
dezembro
|
As diversas tecnologias e mídias
disponíveis no NTM e escolas
|
Manutenção
técnica dos LIEDs e secretarias das escolas
|
- Fazer
a manutenção dos computadores
(softwares e hardwares), internet e outros equipamentos disponíveis na
escola, e orientações gerais(cuidados e manuseio) para os gestores e técnico
do LIED.
|
Visitas agendadas periodicamente e
conforme a necessidade da escola, conversas via telefone, comunicadores
online e e-mail.
|
Março a
Dezembro
|
As diversas tecnologias e mídias
disponíveis no NTM e escolas
|
- Atendimento individualizado aos
professores acerca do uso das TIC em suas ações em sala de aula
|
- Orientar e acompanhar os
professores no uso das diversas
tecnologias .
|
- Organização de horários
para orientação individual e em pequenos grupos, conforme necessidade e
disponibilidade de horários dos professores.
|
Março a dezembro
|
As diversas tecnologias e mídias
disponíveis no NTM e escolas
|
-
Oficinas de formação continuada em Tecnologia Educacional Assistiva
|
- Capacitar professores da Educação Básica da Rede
Pública que atuam nas - Salas de
Recursos Multifuncionais Tipo 1 e 2, e os profissionais que trabalham com
estudantes com Necessidade Educativas Especiais nas Salas comuns.
|
- Encontros presenciais para trabalhar com softwares
educacionais inclusivos.
|
Março a
dezembro
|
As diversas tecnologias e mídias
disponíveis no NTM e escolas
|
Projeto Sala de Educador
|
- Orientar
e acompanhar a coordenação das escolas acerca da elaboração do Projeto Sala
de Educador em consonância com o PPP, Orientações Curriculares e o uso das
Tecnologias como ferramenta, estratégia e conhecimento.
|
- Reuniões
com direção e coordenação das escolas no NTM;
- Encontros com direção, coordenação e
professores nas escolas;
-Acompanhamento do desenvolvimento das
propostas de intervenção planejadas para e com os alunos.
|
Março a novembro
|
As diversas tecnologias e mídias
disponíveis no NTM e escolas
|
Atendimento ao público em geral – Inclusão
Digital
|
-
Possibilitar o acesso e uso dos computadores a alunos e professores das escolas
e público em geral, com orientações quando necessário.
|
- Disponibilidade do LIED do NTM com
acesso à internet.
|
Fevereiro a dezembro
|
LIED
–NTM
|
- Atendimento aos professores acerca do
uso da lousa digital.
|
– Orientar e acompanhar os professores para
manusearem a lousa digital na escola.
|
- Organizar oficinas para oferecer
formação continuada aos professores sobre o uso da lousa digital.
|
Março a dezembro
|
LIED- NTM, LIED-ESCOLAS, Lousa digital
|
-Formação sobre montagem e manutenção de
computadores
|
- Orientar os cursistas em como diagnosticar
problemas no computador e realizar ações para solucioná-las.
|
-Organizar curso de formação para a aprendizagem
de montagem e manutenção de computadores.
|
2º semestre
|
LIED e data show.
|
-Formação integrada ao PNAIC- Pacto
Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
|
- Planejar e orientar oficinas de apoio aos
programas conforme demanda e
Necessidade de continuação da política de formação
do PNAIC aos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental.
|
- Reuniões com SMEC, NTM e gestores para
planejamento das formações e oficinas nas escolas.
|
Março a novembro
|
Materiais diversos e mídias disponíveis
no NTM
|
- Oficina: Aluno Monitor na Escola
|
Planejar e aplicar oficinas práticas sobre o uso do
LIED com alunos com perfil.
|
Reunião com direção e coordenação e
organização e aplicação da oficina no LIED da escola.
|
1º semestre
|
Materiais diversos e mídias disponíveis
na escola
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário