quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atenção professores participantes do curso "Elaboração de Projetos"

Atividade 2 - Baseado no texto “Tecnologia  Educativa e Currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam?” da professora Clara Pereira Coutinho, do Instituto de Educação e Psicologia da universidade de Braga, Portugal. Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n.15-16 p.1-16, jan,/dez. 2007. Disponível em: http://www.periódicos.proped.pro.br/index. Discorra sobre a seguinte questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

13 comentários:

Nina disse...

Oi colegas!!!! Cadê vocês????

Nina disse...

Oieeeee????!!!!

Prof. Viviani Terezinha Stasczak disse...

Como diz a Prof. Clara Pereira Coutinho (pag 124), na era da globalização é inquestionavel o uso das tecnologias em sala de aula.Porque é atraves da internet que podemos ignorar o espaço fisico e conhecer o mundo,assim diversas escolas têm introduzido em seu curriculo escolar, o ensino da informatica como uma ferramenta em que muitos alunos nem sempre tem contato com este instrumento, mas na minha escola esta inclusão tem dado certo com aula de informatica para os alunos, e assim facilita o trabalho do professor ao trabalhar com seus alunos usando o gloogle, nos seus projetos na area de ciencias humanas por exemplo com a visualização de mapas.

Prof Elizete disse...

O currículo se desenvolve como um currículo vivido, integrado e aberto às experiências de vida, propiciando um desenvolvimento integral do aluno, valorizando-o em seu aspecto cognitivo, afetivo e social; desenvolvendo a criticidade, o imaginário. O aluno é colocado como sujeito do processo educativo, sendo capaz de organizar a própria aprendizagem em situações promovidas pelo professor (coaprendiz), num trabalho colaborativo que toma corpo na realização de projetos baseados em temas relacionados aos interesses dos alunos, onde as disciplinas se combinam, transformando o currículo numa poderosa estratégia de aprendizagem.

Alexandra Magalhães Frighetto disse...

Como a autora Clara Pereira Coutinho diz, a nova realidade social mudou muitíssimo o modelo clássico escolar. A educação está em crise e as novas configurações comunicativas da era digital, abalou também esse processo educativo fazendo com que novas formas de aprendizagem contribua para esse reajuste a novos saberes.
Segundo a citação da autora,o uso e a contribuição das tecnologias em sala de aula torna [...]o currículo não como um conjunto de prescrições, mas algo em contrução resultante da interação com os alunos,[...].
Assim, o currículo tem que ser trabalhado e levar em consideração a emanciapção humana, o espírito crítico, bem estar social, interesses coletivos onde todos podem construir juntos e também, contribuir com soluções para a busca do crescimento onde todos serão contemplados com o resultado final.

Gesieli Lanzarini disse...

O texto Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? vem trazendo discussões importantes acerca do currículo na sociedade da informação. A autora apresenta de forma sucinta as principais teorias curriculares, a evolução das mesmas e a relação destas com a tecnologia educativa.
A primeira teoria apresentada é a técnica em que o currículo é concebido como produto. O professor é o centro, único transmissor de conhecimento, enquanto o aluno é um mero receptor de informações. Nessa teoria a tecnologia é utilizada para repassar conteúdos, assumindo uma função de controlo do conhecimento e contribuindo para aumentar a eficácia dos processos de aprendizagem. (COUTINHO, 2007 apud PACHECO, 2001).
Na teoria prática o currículo é um processo que resulta da interação entre professores, alunos e o conhecimento. O professor ainda é o centro, mas olha o currículo como algo em construção, resultado da interação acima citada. A tecnologia educativa serve ao professor e ao aluno, favorecendo interações aprendizagens.
Já na teoria critica o currículo tem caráter interdisciplinar e é construído através da práxis por professores e alunos. Aqui a tecnologia é vista como uma ferramenta importante no processo de ensinar e aprender, pois possibilita ao aluno descobrir e construir conhecimentos. O professor atua como mediador do conhecimento, ele não só não detém todo o conhecimento como também se torna um aprendiz.
Diante dos pontos acima colocados é preciso refletir sobre questões importantes, pois diante dessa nova realidade, a da sociedade da informação, é preciso que o currículo seja mais flexível, promova a participação mais efetiva dos alunos no processo de ensinar e aprender, bem como leve em consideração o interesse e os saberes já construídos pelos alunos.
Dessa forma é preciso que nós educadores estejamos sempre em busca de formação continuada, pois computador, internet e televisão, entre outros são tecnologias que estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas.
Trabalhar com nossos alunos utilizando as tecnologias é um caminho para que possamos contribuir na construção de um currículo que atenda as reais necessidades dos mesmos, contribuindo para que se tornem cidadãos conscientes, críticos e responsáveis.

lucimar disse...

O texto da professora Clara Coutinho Tecnologias Educativas e Currículo: Caminhos que se cruzam ou se bifurcam? Traz uma leitura interessante onde se discute bastante sobre currículo, que tecnologia educativa e currículo são duas coisas que devem andar lado a lado, pois currículo e algo que já foi vivido, que já faz parte do nosso mundo, de nossas experiências, tudo isso ajuda no processo educativo do aluno, até mesmo para o educador e bom, pois ele tem uma base sobre o aluno, e como trabalhar com o mesmo, trabalhar com as tecnologias e algo maravilhoso, pois eles querem buscar sempre algo novo para sua vida, para que eles se tornem pessoas acima de tudo capazes de lutar e alcançar seus objetivos.
Professora Lucimar dos Santos.

Anônimo disse...

Profª Lisangela Remor Dalmolin
De acordo com o texto tecnologia educativa: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? A autora Clara Pereira Coutinho descreve as teorias curriculares, a evolução das mesmas e a relação com as tecnologias.
A primeira teoria é a técnica onde o currículo é concebido como um produto, no qual o professor e o único transmissor de conhecimento e o aluno e mero receptor de informação. Nessa teoria as tecnologias são usadas para repassar o conteúdo.
Na teoria prática o currículo é um processo que resulta da interação entre professor, aluno e conhecimento. Nessa teoria o professor ainda é o centro, mas tem uma visão que o currículo e algo em construção. Nessa teoria as tecnologias apóiam o professor e o aluno na construção do conhecimento.
Na teoria crítica o currículo tem caráter interdisciplinar e é construído através da práxis do professor e aluno. Nessa teoria as tecnologias possibilitam que o professor seja apenas o mediador do conhecimento, caracterizando-se como uma ferramenta importantíssima no processo de ensinar e aprender.
Trabalhar com os alunos utilizando as tecnologias e um meio que os professores tem de estar a cada dia renovando suas práticas, para não correr o risco de não ser atrativa o suficiente para os interesses da sociedade que vive em uma época altamente tecnológica.
Sabemos também que o uso das tecnologias funciona como um elemento de motivação para o aluno, sem contar que contribui para a inovação das práticas pedagógicas.

Anônimo disse...

Mais importante do que incorporar pura e simplesmente as novas tecnologias na sala de aula, é fundamental que primeiro se pense no tipo de cidadão que queremos e qual a formação cultural que a escola lhes vai dar ( Àrea, 1996 ), só depois devem ser equacionadas formas de transportar os novos meios de comunicação em objeto de estudo e análise curricular.
Assim, entendemos que o currículo deve estar em consonância com os objetivos da escola e não os objetivos em função do currículo. Mas para que isso ocorra é necessário muita discussão e formação dos profissionais da educação, principalmente os professores, para que o uso dos computadores em sala de aula tenha objetivos claros para que provoque mudança de atitude na postura dos alunos e que não seja um trabalho fragmentado,isolado.Por isso importância da inter e transdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.È indispensável também a atuação da direção, co-ordenação e professores na organização e desenvolvimento do currículo, sabendo que o mesmo é flexível e esta sujeito a alterações de acordo com a exigência da sociedade que exige conhecimento nesse mundo globalizado.
Portanto entender que currículo é aquilo que a escola deve oferecer atendendo as mudanças e a exigências do mercado de trabalho desenvolvendo nos alunos a criticidade e motivação para alcançar seus objetivos.Sendo assim o currículo deve estar sempre em discussão, passível a alterações e mudanças pensando sempre na preparação dos seus alunos para uma a realização na sociedade.
Sandra M. de Souza

zoleide disse...

O currículo e TE se integram as novas práticas criando estratégias de aprendizagem. Kemmis classifica as teorias curriculares em:
técnicas – modelo de comunicação unidirecional, o professor é o centro do processo ensino- aprendizagem e o aluno mero reprodutor desse conhecimento;
práticas - modelo de comunicação bidirecional, o professor continua sendo o protagonista, mas já vê o currículo com olhar não mais como pronto e acabado e sim como um processo. Existe uma interação, reflexão entre professor e aluno;
crítica – é um processo que vai além das experiências do aluno e do professor, em que através do diálogo e da negociação vão se reconhecendo em seus aspectos problemáticos. Segundo Grundy, essa pedagogia professor e aluno enfrentam juntos os problemas das suas condições mútuas e dos relacionamentos. Com isso serão capazes de encarar a sua própria opressão.
Analisando o trilhar histórico da educação observa-se que houve preocupação constante para com a educação e consequentemente com a sociedade. A reflexão o que queremos do educando: prepará-lo para o mundo capitalista ou para sua autonomia pessoal e coletiva.
Hoje se vê jovens preocupados com a questão social, trabalhando em equipe e buscando alternativa.
A educação atual deve preparar o cidadão para a sociedade da informação, portanto TE no currículo e de suma importância.
Nesse contexto o professor não é visto como o transmissor do conhecimento e sim orientador da aprendizagem e de coaprendiz.
Zoleide

Isaura disse...

De acordo com Beth Almeida, defensora do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula afirma que é preciso compreender em quais situações ela auxilia os alunos na aprendizagem, qual a sua contribuição. Essa ideia deve ser bem compreendida para não tornar o uso das Tics um enfeite das aulas. No mundo globalizado, as novas tecnologias devem ser utilizadas de forma integrada aos projetos educacionais, pois as Tics facilitam o interesse e a motivação dos alunos pelos conteúdos. O webcurrículo está a favor do projeto pedagógico tornando o uso da tecnologia de forma integrada com as atividades de sala de aula, pois na era das sociedades em “rede”, mediadas pelo computador e internet, estão surgindo novas formas de aprender, onde os alunos já são fontes de mudança trazendo para a escola os saberes adquiridos em outros contextos. Diante disso, enquanto educadores precisamos nos aproximar dos alunos que estão nos bancos escolares e que dominam as tecnologias. Porém, quando se fala em uso das Tics, se refere a todas as tecnologias digitais e não somente ao computador e internet. Beth Almeida enfatiza que, para integrar as tecnologias, é preciso ter o domínio da máquina, do conteúdo que deve ser trabalhado, bem como das próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem. Essa ideia é reforçada por Clara Coutinho (1995), “ sem formação os professores não estarão em condições de desenvolver práticas pedagógicas de qualidade com base nas tecnologias”. Tudo isso precisa ser integrado numa formação que alguns especialistas já chamam de "nova pedagogia".
Isaura Gorete De Carli

marcia disse...

Na era da globalização é indispensável o uso TE em sala de aula até porque os nossos alunos, a mioria já possui em casa
computadores, video game,dvd, celulares de última geração e outros.
O uso do computador desperta no aluno mais
interesse, porque através da disciplina que esta sendo trabalhada propoem desafios
na busca de novos conhecimentos e o professor é visto como orientador.

claudete barros disse...

Professora: Claudete

O currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula caracteriza-se como o currículo ativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem pois ele instiga o aluno a ser um pesquisador, devido os obstáculos a serem ultrapassados integrando a tecnologia ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula.
A escola deve ser vista como um espaço de dialogo e de criação deixando de ser um currículo fechado em disciplinas com conteúdos previamente selecionado propiciando interação
entre distintas culturas, escolas e objetos de conhecimento.