quarta-feira, 27 de julho de 2016

Projeto - Curso de Língua Inglesa - Nível Básico 2016


PROJETO DO CURSO DE INGLÊS- NÍVEL BÁSICO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE




MILTON JOSÉ TONIAZZO
Prefeito Municipal
ELOA DOS SANTOS OLIVEIRA
Secretária Municipal de Educação
THALLES FERNANDO DE ANDRADE MONTEIRO
Administrador de Entidade E-Proinfo- UNDIME-MT
Responsável pelo Curso-

SAIONARA MAZZOCHIN TORRES


Introdução

Devido a diversos fatores, o aprendizado da Língua Inglesa é imprescindível nos dias atuais, entre eles destaca-se a globalização e a abertura do mercado internacional, visto também que é considerada como a língua universal, compreendida em qualquer lugar do mundo, é a língua usada nos aeroportos, nos negócios, viagens, nos estudos, enfim a língua da comunicação. Todos os dias nós nos deparamos com inúmeras palavras da língua inglesa, daí percebemos sua importância em nossa cultura. Sua aprendizagem possibilita ao cidadão aumentar a sua auto percepção como ser humano, por isso deve centrar-se no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se inserir no mundo social, pois ao adquirir este conhecimento ele aprende mais sobre si mesmo e sobre o mundo plural, marcado por valores culturais e maneiras diversas de organização política e social. É fundamental que se considere os interesses e as motivações dos alunos e que se garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participantes, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem, utilizando sua própria língua ou outra, e sendo capazes de se comunicar formando assim sua própria história.

Objetivo Geral

Qualificar os profissionais das escolas do campo e escolas urbanas, que trabalham com a disciplina de Língua Inglesa, através da formação continuada com foco nas habilidades orais e escritas e também que se relacionam com a realidade dos educandos, a fim de tornar a aprendizagem prazerosa e significativa.

Objetivos Específicos

-Proporcionar aos educadores condições de aprendizagem para que os mesmos possam ministrar suas aulas de maneira significativa.
-Promover atividades focadas nas habilidades orais e escritas.
-Apresentar aos educadores atividades lúdicas e diferenciadas que envolvam o seu alunado de modo a despertar o seu interesse pela disciplina.
-Auxiliar os professores de Língua Inglesa a melhorar os seus planos de aula através da sequência didática e projetos pedagógicos.
Metodologia

As aulas acontecerão uma vez por semana nas dependências do Núcleo Tecnológico Municipal e terão como suporte, material didático especifico para a disciplina de língua inglesa com foco nas habilidades orais e escritas, através de textos, músicas, figuras, brincadeiras, estrutura gramatical, entre outros.
Primeiramente será feita uma sondagem para diagnosticar qual o nível de conhecimento dos cursandos para então desenvolver um planejamento que atenda as reais necessidades.
Será feito uso de data-show, caixa de som, lousa, computadores e/ou notebooks e apostila.

Avaliação

A avaliação do projeto será feita paralelamente ao desenvolvimento das aulas através de observação da aprendizagem e testes aplicados ao final de cada etapa.

Pressupostos Teóricos

Visto que, a partir da teoria histórico-cultural, impõe-se um novo conceito de mediador no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, surge a oportunidade efetiva de se intervir na formação social do aluno, pois, sua identidade social deve contar com a participação daqueles que o cercam, além de sua capacidade de comunicação, sua expressão pessoal. Cabe ao professor, portanto, ampliar seu próprio conhecimento linguístico e comprometimento com o material didático e a metodologia deste, bem como um maior comprometimento com o processo de aprendizagem, seu estágio de desenvolvimento psicológico, suas dificuldades individuais e sua realidade social. A questão teórica que ancora o estudo da Língua Estrangeira, é a visão sócio interacional da linguagem indicando que, ao se engajarem no discurso, as pessoas consideram aqueles a quem se dirigem ou a quem dirigir-se a elas na construção social do significado. É determinante nesse processo o posicionamento das pessoas na instituição, na cultura e na história. Para que esta natureza sócio interacional seja possível, o aprendiz deve realizar um conhecimento sistêmico de mundo e sobre a organização social do significado via Língua Estrangeira.
Luria (2006) também assevera que a qualidade das futuras gerações depende do que se faz hoje. E reitera que:

É com base na linguagem que se formam complexos processos de regulação das próprias ações do homem, embora, no início, a linguagem seja uma forma de comunicação entre o adulto e a criança, a linguagem vai assim gradualmente se transformando em uma forma de organização da atividade psicológica humana (p.197).

A consciência desses conhecimentos e a de seu uso são essenciais, na aprendizagem, posto que focalize o aspecto cognitivo e desenvolva a consciência crítica. No que se refere à linguagem ela é usada no mundo social, como reflexos de crenças, valores e projetos políticos.
No que se refere a visão sócio interacional da aprendizagem podemos dizer que é compreendida como uma forma de se estar no mundo com alguém e é igualmente situado na instituição, na cultura e na história.
Os processos cognitivos têm uma natureza social sendo gerados por meio da interação do aluno, um parceiro mais competente. Esta interação tem em geral um caráter mais sistemático o que coloca dificuldades específicas para a construção do conhecimento, daí a importância do professor dar voz ao aluno de modo que este possa se construir como sujeito do discurso e, portanto, da aprendizagem.
Assim, o domínio do gênero primário (BAKHTIN, 2003) configura habilidades para a construção do gênero secundário (idem) e gera implicações para o desenvolvimento sócio-intelectual do aluno. Pois, para Bakhtin,

Quanto melhor dominamos os gêneros tanto mais livremente os empregamos, tanto mais plena e nitidamente descobrimos neles a nossa individualidade (onde isso é possível e necessário), refletimos de modo mais flexível e sutil a situação singular da comunicação; em suma, realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de discurso (2003, p.285).

O eixo norteador desse projeto está centrado, portanto, na construção da cidadania e da consciência crítica em relação à linguagem. Esses temas baseiam-se das Orientações Curriculares, nas possibilidades de utilizar a aprendizagem da Língua, ainda nas fases iniciais como espaço para se compreender, as várias maneiras de se viver as experiências humanas.
Por fim, da ótica do enfoque histórico-cultural descrito neste texto, com o auxílio dos signos, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações, desde que o assunto tratado tenha significado e relevância para a vida do aluno.

Referências Bibliográficas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LURIA, A. R. A construção da mente. Trad. Por Marcelo B. Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.

Mato Grosso, Secretaria do Estado de Educação- Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica/Secretaria de estado de Educação e Mato Grosso:Cuiabá 2012, 128 pg.

Nenhum comentário: