PROJETO
DO CURSO DE INGLÊS- NÍVEL BÁSICO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
EDUCACIONAL MUNICIPAL DE TERRA
NOVA DO NORTE
MILTON
JOSÉ TONIAZZO
Prefeito
Municipal
ELOA DOS
SANTOS OLIVEIRA
Secretária
Municipal de Educação
THALLES
FERNANDO DE ANDRADE MONTEIRO
Administrador de Entidade
E-Proinfo- UNDIME-MT
Responsável pelo Curso-
SAIONARA
MAZZOCHIN TORRES
Introdução
Devido a diversos fatores, o
aprendizado da Língua Inglesa é imprescindível nos dias atuais, entre eles
destaca-se a globalização e a abertura do mercado internacional, visto também que
é considerada como a língua universal, compreendida em qualquer lugar do mundo,
é a língua usada nos aeroportos, nos negócios, viagens, nos estudos, enfim a
língua da comunicação. Todos os dias nós nos deparamos com inúmeras palavras da
língua inglesa, daí percebemos sua importância em nossa cultura. Sua
aprendizagem possibilita ao cidadão aumentar a sua auto percepção como ser
humano, por isso deve centrar-se no engajamento discursivo do aprendiz, ou
seja, em sua capacidade de se inserir no mundo social, pois ao adquirir este
conhecimento ele aprende mais sobre si mesmo e sobre o mundo plural, marcado
por valores culturais e maneiras diversas de organização política e social. É
fundamental que se considere os interesses e as motivações dos alunos e que se
garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos,
críticos e participantes, capazes de atuar com competência, dignidade e
responsabilidade na sociedade em que vivem, utilizando sua própria língua ou
outra, e sendo capazes de se comunicar formando assim sua própria história.
Objetivo
Geral
Qualificar os profissionais
das escolas do campo e escolas urbanas, que trabalham com a disciplina de
Língua Inglesa, através da formação continuada com foco nas habilidades orais e
escritas e também que se relacionam com a realidade dos educandos, a fim de
tornar a aprendizagem prazerosa e significativa.
Objetivos
Específicos
-Proporcionar
aos educadores condições de aprendizagem para que os mesmos possam ministrar
suas aulas de maneira significativa.
-Promover
atividades focadas nas habilidades orais e escritas.
-Apresentar
aos educadores atividades lúdicas e diferenciadas que envolvam o seu alunado de
modo a despertar o seu interesse pela disciplina.
-Auxiliar
os professores de Língua Inglesa a melhorar os seus planos de aula através da
sequência didática e projetos pedagógicos.
Metodologia
As aulas acontecerão uma vez
por semana nas dependências do Núcleo Tecnológico Municipal e terão como
suporte, material didático especifico para a disciplina de língua inglesa com
foco nas habilidades orais e escritas, através de textos, músicas, figuras, brincadeiras,
estrutura gramatical, entre outros.
Primeiramente será feita uma
sondagem para diagnosticar qual o nível de conhecimento dos cursandos para
então desenvolver um planejamento que atenda as reais necessidades.
Será feito uso de data-show,
caixa de som, lousa, computadores e/ou notebooks e apostila.
Avaliação
A avaliação do projeto será
feita paralelamente ao desenvolvimento das aulas através de observação da
aprendizagem e testes aplicados ao final de cada etapa.
Pressupostos
Teóricos
Visto
que, a partir da teoria histórico-cultural, impõe-se um novo conceito de
mediador no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, surge a
oportunidade efetiva de se intervir na formação social do aluno, pois, sua
identidade social deve contar com a participação daqueles que o cercam, além de
sua capacidade de comunicação, sua expressão pessoal. Cabe ao professor,
portanto, ampliar seu próprio conhecimento linguístico e comprometimento com o
material didático e a metodologia deste, bem como um maior comprometimento com
o processo de aprendizagem, seu estágio de desenvolvimento psicológico, suas dificuldades
individuais e sua realidade social. A questão teórica
que ancora o estudo da Língua Estrangeira, é a visão sócio interacional da
linguagem indicando que, ao se engajarem no discurso,
as pessoas consideram aqueles a quem se dirigem ou a quem dirigir-se a
elas na construção social do significado. É determinante nesse processo o
posicionamento das pessoas na instituição, na cultura e na história. Para que
esta natureza sócio interacional seja possível, o aprendiz deve realizar um
conhecimento sistêmico de mundo e sobre a organização social do significado via
Língua Estrangeira.
Luria (2006) também
assevera que a qualidade das futuras gerações depende do que se faz hoje. E
reitera que:
É com base na
linguagem que se formam complexos processos de regulação das próprias ações do
homem, embora, no início, a linguagem seja uma forma de comunicação entre o
adulto e a criança, a linguagem vai assim gradualmente se transformando em uma
forma de organização da atividade psicológica humana (p.197).
A consciência desses conhecimentos e a de seu uso são essenciais, na
aprendizagem, posto que focalize o aspecto cognitivo e desenvolva a consciência
crítica. No que se refere à linguagem ela é usada no mundo social, como
reflexos de crenças, valores e projetos políticos.
No que se refere a visão sócio interacional da aprendizagem podemos
dizer que é compreendida como uma forma de se estar no mundo com alguém e é
igualmente situado na instituição, na cultura e na história.
Os processos cognitivos têm uma natureza social sendo gerados por meio
da interação do aluno, um parceiro mais competente. Esta interação tem em geral
um caráter mais sistemático o que coloca dificuldades específicas para a
construção do conhecimento, daí a importância do professor dar voz ao aluno de
modo que este possa se construir como sujeito do discurso e, portanto, da
aprendizagem.
Assim,
o domínio do gênero primário (BAKHTIN, 2003) configura habilidades para a
construção do gênero secundário (idem) e gera implicações para o
desenvolvimento sócio-intelectual do aluno. Pois, para Bakhtin,
Quanto melhor
dominamos os gêneros tanto mais livremente os empregamos, tanto mais plena e
nitidamente descobrimos neles a nossa individualidade (onde isso é possível e
necessário), refletimos de modo mais flexível e sutil a situação singular da
comunicação; em suma, realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de
discurso (2003, p.285).
O eixo norteador desse projeto está centrado, portanto, na construção da
cidadania e da consciência crítica em relação à linguagem. Esses temas
baseiam-se das Orientações Curriculares, nas possibilidades de utilizar a
aprendizagem da Língua, ainda nas fases iniciais como espaço para se
compreender, as várias maneiras de se viver as experiências humanas.
Por
fim, da ótica do enfoque histórico-cultural descrito neste texto, com o auxílio
dos signos, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e
ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações, desde que
o assunto tratado tenha significado e relevância para a vida do aluno.
Referências
Bibliográficas
BAKHTIN, M. Estética da
criação verbal. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LURIA, A. R. A construção da
mente. Trad. Por Marcelo B. Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.
Mato Grosso, Secretaria do
Estado de Educação- Orientações Curriculares: Concepções para a Educação
Básica/Secretaria de estado de Educação e Mato Grosso:Cuiabá 2012, 128 pg.
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