quarta-feira, 27 de julho de 2016

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE


MILTON JOSÉ TONIAZZO
Prefeito Municipal
ELOA DOS SANTOS OLIVEIRA
Secretária Municipal de Educação
THALLES FERNANDO DE ANDRADE MONTEIRO
Administrador de Entidade E-Proinfo- UNDIME-MT


INTRODUÇÃO


 O município de Terra Nova do Norte, localizado na região Norte do Estado conquistou a emancipação político-administrativa no dia 13 de maio de 1986 e de acordo com dados do último senso IBGE (2010) o município conta mais de 11 mil habitantes. Sua economia está basicamente ligada à agropecuária e a maior parte de seus habitantes recebe entre 02 e 04 salários mínimos.

   A Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte está localizada na Avenida Clóves Felício Vetoratto, nº1001, Centro, com CNPJ: 01.978.212/0001-00 e E-mail: gabinete@terranovadonorte.mt.gov.br.
  Quanto à educação na Rede Municipal de Ensino, esta conta com 01 unidade escolar de Educação Infantil e 09 unidades escolares da Educação Infantil ao Ensino fundamental, com cerca de aproximadamente 1.248 alunos matriculados. A Rede Estadual de Ensino conta com 05 unidades escolares de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos, com cerca de aproximadamente 1.575 alunos. O desenvolvimento do sistema educacional em Terra Nova do Norte ocorreu de modo paralelo ao crescimento nos âmbitos populacional e econômico.

  A Educação Pública de Terra Nova do Norte passou por processos diversos, desde meados da década de 90 até hoje. Isso culminou com um histórico bastante complexo construído de forma compartilhada e com foco na aprendizagem significativa do educando. Historicamente, várias ações foram se constituindo num permanente exercício de parcerias que envolveram as redes públicas municipal e estadual.

  Projetos e Programas como Gestão compartilhada, Gestão Única, formação acadêmica - Geração, NEAD (UFMT), UNEMAT, Quem Sabe Faz a Hora, NTE-e-Proinfo, PNAIC- 2013-1016,  Educação do Campo e hoje continuamos com o acompanhamento da Sala de Educador, curso de Inglês para professores da rede Municipal, curso de Educação Infantil, curso de Educação especial, oficinas de alfabetização e outros, fazem parte de uma construção coletiva e cultural de cooperação que vem se desenvolvendo desde a década de 1990. Como o resultado desse dinâmico processo é ação/ reflexão/ação a equipe de formação continuada é necessária para mediar, articular e mobilizar os diversos níveis de projetos existentes, que surgem a partir da realidade das escolas, e envolvem toda a comunidade escolar: gestores, coordenadores, professores, técnicos administrativos e de apoio, alunos e pais.

  Para atender a demanda, contamos com um amplo espaço de qualidade e equipamentos, como laboratório de informática, internet, auditório, equipamentos de TV, DVD, data show e demais mobiliários, bem como uma equipe de formação  para que possamos aliar as políticas de formação do Mec (Proinfo), da Seduc (Cefapro), Smec (NTM) com os interesses e necessidades dos profissionais das escolas públicas e demais profissionais da comunidade de Terra Nova do Norte.


JUSTIFICATIVA

  A iniciativa do município de Terra Nova do Norte em implantar o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, se fortalece pela necessidade da inclusão digital a todos os cidadãos. Este ainda é um desafio no século XXI, pois com o ingresso da informática na política capitalista globalizada, faz-se necessário a formação/qualificação dos profissionais do município, que atualmente perfazem aproximadamente 208 profissionais estaduais e 189 municipais. Com foco nesse grupo de servidores e por considerar que a tecnologia é atualmente uma das mais importantes ferramentas de inclusão social é que nos propomos a realizar esse investimento em tecnologia, não tão somente em estruturas e equipamentos, mas principalmente na formação humana daqueles que são os sujeitos partícipes da inclusão social.

  Para que um cidadão possa se tornar uma pessoa crítica e empreendedora é preciso que ele tenha acesso não somente a educação, mas, também, as tecnologias da informação e comunicação (o computador, principalmente), pois estas permitem um acesso rápido e atualizado das informações. Além disso, essas tecnologias proporcionam ao cidadão acesso à educação, através de programas de educação à distância; permitem troca de informações, através da Internet; e a geração de conhecimento em comunidades virtuais.

  Mas, para que um cidadão possa realizar todas essas atividades, é necessário que o mesmo saiba interagir com a tecnologia mais popular e difundida nos dias atuais, o computador. Por meio da alfabetização digital uma pessoa terá condições de selecionar informações na web, processar os dados, adquirir conhecimento e transmitir esses dados, fazendo uso disto para melhorar sua qualidade de vida.

REFERENCIAL TEÓRICO

  A Inclusão Digital é um conceito que engloba as novas tecnologias da informação e comunicação, a educação, a participação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora. A Inclusão Digital é um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações.
  De acordo com Le Coadic  (2004) a Internet é um ambiente de informação complexo para quem não tem familiaridade ou capacitação  para pesquisar as informações. Destaca que:
  O montante de informação na Internet leva a que se proponham questões sobre as habilidades necessárias para aprender a se informar e aprender a informar, sobre onde adquirir a informação e chama a atenção de que essa aprendizagem é totalmente inexistente no sistema de ensino. Então, para haver inclusão digital, é necessária a capacitação no acesso à informação na Internet, o que, conforme já se observou, é denominado, pelos programas governamentais, alfabetização digital. Le Coadic (2004, p.112)

  O projeto Inclusão digital tem como objetivo ofertar cursos de informática básica para a comunidade e profissionais da educação, contribuindo para o letramento digital. Pois, incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também ensiná-las a usar o computador, buscando a integração entre educação, tecnologia e cidadania.
   Fica claro que segundo (BONILLA, 2001; SILVA, 2002), a inclusão digital não é somente comprar computadores para a população de baixa renda e ensinar mecanicamente a utilizar alguns esse softwares. É necessário ter acesso ao computador e receber uma sólida formação para o letramento digital.

 OBJETIVOS:

-O projeto Inclusão Digital- ID-1, proposto pelo NTM- Núcleo Tecnológico Municipal tem como objetivos:

AOS ALUNOS CURSISTAS

  -Oferecer aos cursistas interessados, a oportunidade de elaborarem e desenvolverem, sob supervisão, curso de informática básica dirigidos aos profissionais da educação: professores, Taes, técnicos administrativos, vigias, motoristas e demais membros da comunidade.
    -Oportunizar através da interação com a comunidade, quais as maiores dificuldades encontradas no aprendizado de conceitos básicos de computação. Desta forma, os cursistas poderão, por meio de estudos, analisar e aplicar novas metodologias de ensino que potencializem o aprendizado de seus estudos, que em sua maioria são pessoas que tiveram pouco contato com o computador, mais especificamente com o Programa do Linux Educacional.
  -Envolver os cursistas em projetos escolares e a oportunidade de vivenciar na prática uma rica experiência profissional e pessoal.

A COMUNIDADE

  -Oferecer aos profissionais da educação e membros da comunidade um projeto de inclusão digital, por meio de cursos de informática básica.
  -Contribuir para a diminuição da exclusão digital, que hoje é bastante expressiva em nossa comunidade.
  -Potencializar a oportunidade de emprego, das pessoas que participam do projeto, já que, em geral, um dos requisitos essenciais para uma vaga de emprego são conhecimentos de informática.

AS VANTAGENS DOS PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SÃO:

-Redução do analfabetismo funcional e digital na comunidade;
-Geração de novos conhecimentos;
-Maior interação entre setores da escola e comunidade;
-Contribuir para uma melhor qualificação profissional e pessoal.

 HISTÓRICO DO PROJETO:

  No 1º semestre do Projeto Inclusão Digital realizadas no ano de 2016 foram envolvidos 25 cursistas, 02 professoras formadoras, 02 técnicos em informática, e 01 técnica auxiliar.
Nesse primeiro módulo foi possível verificar que as metodologias de ensino convencionais, através do uso de apostilas, contribuem efetivamente para o aprendizado de pessoas que tiveram pouco contato com o computador, porém, é preciso relacionar as atividades realizadas no computador com o dia-a-dia do cursista, ou seja, em que momento irá utilizar as técnicas aprendidas. Também é preciso trabalhar a parte motora como o manuseio do mouse e teclado, pois se esta dificuldade não for superada o aprendiz perde o estímulo.
  Ressaltando que os projetos de Inclusão Digital possuem um grande desafio, oportunizar o acesso à tecnologia e a compreensão da mesma para que as pessoas possam explorar, ao máximo, as suas potencialidades e terem acesso aos meios de produção e informação. Os Projetos de Inclusão Digital também precisam trabalhar o conceito de Letramento Digital para não se restringir ao mero conhecimento técnico relacionado ao uso de teclado, interfaces gráficas e programas de computador, levando os cursistas a um conhecimento sobre a produção de texto, imagens e sons e a comunicação através da internet.
  Com o Projeto Inclusão Digital foi e é possível vivenciar várias experiências: a importância e a possibilidade de transformar profissionais da educação em cidadãos responsáveis e comprometidos com a escola e sociedade; a conscientização dos cursistas sobre a importância de Projetos de Inclusão Digital; a oportunidade para os professores em formação analisarem práticas pedagógicas de ensino de informática; a contribuição para a socialização da tecnologia; a compreensão da verdadeira concepção de Inclusão Digital e por fim aproximar o NTM, a fim de que o mesmo cumpra o seu objetivo de ser um centro de formação com responsabilidade social.
No 2º semestre de 2016 o  NTM elabora e entrega os certificados aos cursistas e equipe de formadores e técnicos.

DADOS DO PROPONENTE - PREFEITO

Nome: Milton José Toniazzo
Data de Nascimento: 15/04/1957
CPF: 227.896.930-72
RG: 1003.5055.73   Data de Expedição: 01/01/2001  Órgão Expedidor: SSP/RS
E-mail: milton_toniazzo@hotmail.com
Telefone: (66) 9629-8051
Endereço Residencial: Trav. Lucas Toniazzo, nº 93, centro.
Formação: Ensino Médio



DADOS DO PROPONENTE - DME

Nome: Eloa dos Santos de Oliveira
Data de Nascimento: 27/08/1979
CPF: 00060022183
RG: 14410460           SSP/MT  Data de Expedição: 08/02/2000
E-mail: eloasuperpink@hotmail.com
E-mail alternativo:
Telefone: 996899549
Endereço Residencial: Rua 04- nº 114
Graduação: Letras e Inglês         UF: UNEMAT
Especialização: Gestão Pública



EQUIPE DE TRABALHO

Coordenação do NTM
01 Professor (a) Licenciado para atuar como Coordenador (a) / Professor Formador (a) em Tecnologia Educacional
Nome: Isaura Gorete De Carli
Data de Nascimento: 27/04/1966
CPF: 474015591-53
RG: 22239375     - SSP/MT                     Data de Expedição: 05/12/2007
E-mail: isauradecarli@yahoo.com.br
E-mail alternativo: isauradecarli27@gmail.com
Telefone: 66-9607-6586, 66-3534-1792, 1455 e 1258
Endereço Residencial: Rua Rui Barbosa, 450, Bairro Centro
Cidade: Terra Nova do Norte                                 UF: MT
Graduação: Pedagogia pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso
Especialização: Metodologia das Ciências e suas Tecnologias na Educação
Básica (FIVE-MT), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FIVE-MT), Língua Brasileira de Sinais – (UNIFLOR-MT) e Educação Especial (UNIFLOR-MT).
Cursando: 6º semestre de Letras e Espanhol- Universidade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte- MT.

01 Professora licenciada para atuar como Formadora em tecnologia Educacional:
Nome: Saionara Mazzochin Torres
Data de Nascimento: 15/06/1976
CPF: 80606350187
RG: 10773991      SSP/SJ/MT                Data de Expedição: 26/05/1994
E-mail: saionaratnn@hotmail.com
E-mail: saionaratnn15@gmail.com
Telefone: 66 999782512
Endereço Residencial: Centro- Terra Nova do Norte- MT
Cidade: Terra Nova do Norte                                 UF: MT
Graduação: Letras e Inglês
Especialização: Gestão Pública

01 Professor (a) / Técnico (a) licenciado para atuar com Funções Técnicas, Administrativas e Formação
Nome: Jefferson Henkes Marcolini
Data de Nascimento: 10/07/1992
CPF: 039.855.06116
RG: 2262922-0                                       Data de Expedição: 11/03/2008
E-mail: jeffersonmarcolinii@gmail.com
E-mail alternativo: jeffersonmarcolinii@hotmail.com
Telefone: (66) 9624-2997, 3534-1455
Endereço Residencial: Estrada Linha Esperança, Chácara. Sta. Terezinha, S/Nº
Cidade: Terra Nova do Norte                       UF: UNEMAT
Graduação: Licenciatura em Computação

01 Professor (a) / Técnico (a) licenciado para atuar com Funções Técnicas, Administrativas e Formação
Nome: Gleice Quele Lucchertti
Data de Nascimento: 17/07/1983
CPF: 97445959149
RG: 12579220                 SSP/MT     Data de Expedição: 04/06/1997
E-mail: gleicechetti@hotmail.com
Telefone: (66) 96083149
Endereço Residencial: Avenida Norberto Schwantes
Cidade: Terra Nova do Norte                       UF: UNEMAT
Graduação: Licenciatura em Computação

01 Professor (a) / Técnico (a) licenciado para atuar com Funções Técnicas, Administrativas e Formação:
Nome: Jovana Berge Tibes
Data de Nascimento: 20/05/1994
CPF: 01065454180
RG: 26851920   SSP/ MT  Data de Expedição: 12/07/2012
E-mail: jovanabergetibes@gmail.com
E-mail alternativo: jovanatibes2015@gmail.com
Telefone: 996594610
Endereço Residencial: Rua São João, nº 531, Bairro Vista Alegre
Cidade: Terra Nova do Norte-MT                                     UF: Uniflor
Graduação: 6º semestre de Pedagogia

01 Técnico de suporte de informática licenciado ou bacharel para atuar com Funções Técnicas
Nome: Miquéias Feitosa Silva
Data de Nascimento: 24/06/1995
CPF: 0261747164
RG: 24030872 – SSP/MT                          Data de Expedição: 30/07/2009
E-mail: m.feitosasilva@gmail.com
E-mail alternativo:
Telefone: (66) 99068432
Endereço Residencial: Bairro Vista Alegre
Cidade: Terra Nova do Norte                        UF: UNEMAT
Graduação: Cursando Licenciatura em Computação

01 Apoio/Zelador (a)
Nome: Glaucia de Oliveira Goedert
Data de Nascimento: 15/03/1982
CPF: 962.943.881-04
RG: 1482226-1                            Data de Expedição: 12/09/2000
E-mail: glauciagoedert@yahoo.com.br
Telefone: (66) 9606-3332
Endereço Residencial: Rua Olavo Bilac, nº 99, centro
Cidade: Terra Nova do Norte                    UF: MT
Graduação: Pedagogia- UNIASSELVI/UNICIC

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